Departamento da Educação Especial

Departamento da Educação Especial

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - Escola Básica de Estrada, Mazedo

Na segunda-feira, dia quatro de dezembro, comemorou-se na Escola Básica de Estrada, Mazedo o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Em baixo, apresentamos um ficheiro com um registo fotográfico de algumas das atividades desenvolvidas nesse âmbito!

Departamento de Educação Especial

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - Escola Básica de Pias

Na segunda-feira, dia quatro de dezembro, comemorou-se na Escola Básica de Pias, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Para esta atividade, foram preparados com antecedência cartazes com desenhos e mensagens apelativas ao tema, assim como biscoitos, que os padrinhos dos utentes do Centro de Dia de Pias, alunos do 3.º ano, ajudaram a confecionar.

         Nesse dia, a comunidade educativa foi sensibilizada para o tema, tendo para isso, visualizado e explorado alguns filmes de curta-metragem na biblioteca e exposto alguns cartazes no hall da escola.

Comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - Agrupamento de Escolas de Monção

Com o propósito de celebrarmos o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, para promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar destas pessoas, no dia 4 de dezembro de 2017 foram desenvolvidas várias atividades nos 7 estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Monção.

Entrega de diplomas de formação profissional - alunos com CEI

 No passado dia 15 de maio (segunda-feira), na sessão solene comemorativa dos 45 anos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) realizada na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, os nossos alunos Miguel Alexandre Alves Merim e Olívia Sofia Viana Pereira (turma 11.º D); João Marcelo Valeiro Sousa e Vasco Lourenço Parga (turma 11.ºE) receberam o seu certificado de formação profissional, tendo assim concluído o seu Plano Individual de Transição nos termos e para os efeitos conjugados dos artigos 14.º e 21.º do DL n.º 3/2008, de 7 de janeiro, na sua re

ATIVIDADE: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Com o intuito de engrandecermos o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, para promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar destas pessoas, assim como promover o exercício pleno da sua participação na sociedade e consciencializar as comunidades em relação aos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural, no passado dia 2 de dezembro

Avaliação da Linguagem Oral

Decorreu no passado dia 29 de outubro, na Biblioteca Municipal de Monção. a primeira sessão formativa do Projeto "Avaliação da Linguagem Oral - Avaliar e Intervir Precocemente.

Esta sessão teve como objetivos:

  • Desenvolvimento da linguagem em idade pré-escolar
  • Avaliação da linguagem em idade pré-escolar
  • Instrumentos de Rastreio e de Avaliação da Linguagem
  • Teste de Linguagem ALPE

 

A sessão formativa foi orientada pela Professora Doutora Marisa Lousada, docente da Universidade de Aveiro.

Integração sensorial e aprendizagem

Foram conluídas as sessões formativas sobre "Integração Sensorial e Aprendizagem", sob a responsabilidade da técnica do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), terapeuta ocupacional Sara Couto.

As sessões foram dirigidas a pequenos grupos na sala de integração sensorial, equipada este ano letivo, numa sala do Centro Escolar de Monção. 

Participaram ao todo 45 docentes dos Departamentos da Educação Especial, da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico.

Alunos da EB 2,3 Deu-La-Deu Martins viajam no comboio turístico

No dia 1 de junho de 2016 os alunos que frequentam a Unidade de Apoio Estruturado de Multideficiência e os alunos de Currículo Educativo Individual da EB 2,3 Deu-La-Deu Martins realizaram um percurso no comboio turístico. Os professores de Educação Especial que lecionam na escola referida pertencente ao Agrupamento de Escolas de Monção organizaram e dinamizaram esta atividade no «Dia mundial da Criança» para proporcionar aos alunos a vivência de experiências diferentes e enriquecedoras a nível da socialização, da partilha e promoção da inclusão social.

Saúde Especial

No âmbito da atividade “Saúde Especial” integrado no Plano Anual de Atividades, estiveram expostos os diversos trabalhos elaborados pelos alunos com Necessidades Educativas Especiais da Escola Básica Deu-la-Deu Martins e Escola Secundária. A Exposição decorreu nas respetivas Bibliotecas Escolares de 6 a 9 de junho.

Páginas