Departamento da Educação Pré-Escolar

Departamento da Educação Pré-Escolar

Dia do Pijama

Dia do Pijama

"Este dia tem a finalidade de sensibilizar para o direito de uma criança crescer numa família.

No Dia do Pijama as crianças são convidadas a ajudar outras crianças.Por isso esta iniciativa tem um valor educativo especial porque promove o valor da solidariedade, o saber partilhar e o sentido da amizade.

Neste dia, ir de pijama para a escola simboliza o aconchego ,aquece-nos e deixa-nos confortáveis, tal como nos devemos sentir em família."

Dia Nacional do Pijama

O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano. Na semana anterior, as educadoras organizam na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas inspiradas pela Missão Pijama. A data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que, "Uma criança tem direito a crescer numa FAMILIA ".                                      O jardim de infância de Monção, está presente nesta iniciativa pelo quinto ano consecutivo, contando com a colaboração de algumas salas do 1º ciclo, para levar a bom termo esta missão de ajuda às crianças que se encontram em casas de acolhimento, pelos mais diversos motivos. Um grande Bem Haja, para todos aqueles que connosco colaboraram.      

Dia das bruxas

No dia 31 de outubro comemorou-se o “Dia das bruxas “com todas as crianças dos grupos da Escola Básica José Pinheiro Gonçalves e os meninos da Creche de Mazedo.

A atividade foi realizada da parte da manhã no polivalente do estabelecimento, tendo aparecido muitas crianças disfarçadas. Foi dramatizada a história “A abóbora gigante” por todas as educadoras presentes.

De seguida dançou-se ao ritmo de músicas alusivas ao dia. No final do convívio houve troca de prendas entre todas as crianças.

Foi uma manhã assustadoramente divertida.

Dia das Bruxas

O "Dia das Bruxas" é um dia cheio de magia, mistério e alegria. Na nossa escola houve de tudo um pouco: docinhos dedos de bruxa feitos pelas crianças, sopa de abóbora, bruxas encantadoras, vampiros, morcegos.... As crianças divertiram-se e passaram um dia diferente.

Dia da alimentação

Dia Mundial da Alimentação

Nós somos o que comemos e por isso, devemos ter em atenção a criação de bons hábitos alimentares desde muito novos.

Este dia também serve para sensibilizar ainda mais as nossa crianças que em conjunto descobriram o gosto por novos sabores, novas texturas e de uma forma divertida partilhar experiências. Para além de histórias, canções, pesquisas na internet , recortes e colagem, sobre este tema, também fizemos um batido com muitas frutas e iogurte e que ficou delicioso,

Dia Mundial dos Animais

Dia Mundial do Animal

No dia 4 de outubro foi o dia Mundial do Animal e convidamos a Associação Rafeiros e Companhia para ir à nossa escola. Duas voluntárias desta Associação estiveram connosco e levaram dois cachorros que fizeram a delicia das nossas crianças originando um momento de muito mimo e carinho partilhado com os nossos amigos de 4 patas.

Também foi uma boa oportunidade para saberemos o quanto é bom ser solidários e podermos ajudar com alguns produtos esta Associação.

A terra tremeu em Mazedo...

A terra tremeu em Mazedo...

Também nós falamos de tremores de terra e de como nos devemos proteger se um dia acontecer.

Depois de conversarmos sobre o assunto, partilharmos saberes e pesquisarmos na internet. Fizemos então o simulacro de como nos deviamos proteger no caso de um tremor de terra. 

Hoje foi divertido mas levamos muito a sério, para podermos ficar preparados na eventualidade de um dia acontecer.

O outono chegou à nossa sala

O Outono chegou...

O outono chegou à nossa sala e veio pelas mãos das nossas crianças.

Quase todos trouxeram algo que a natureza nos dá, nesta estação do ano.

Foi importante a partilha e a observação dos produtos do campo.

Ver e sentir,  tamanhos, texturas,cores e sabores foi uma descoberta divertida e rica que nos fez ficar com uma ideia mais concreta do que uma estação do ano pode ser .

Sementeiras

As crianças do jardim-de-infância de Mazedo, com a chegada da primavera tiveram a oportunidade de realizar as sementeiras e explorar/acompanhar o processo de germinação das sementes e o crescimento das plantas. Estas atividades para além de lhes proporcionarem momentos gratificantes, também lhes permitiram, de forma lúdica, adquirir conhecimentos importantes sobre a vida das plantas.

Páginas