Por Magalhães | Seg, 2016-11-14 09:41

[[{"fid":"1047","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","link_text":null,"field_deltas":{"1":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"style":"background-color: transparent;","class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser","data-delta":"1"}}]]

Estão abertas as candidaturas à 4.ª edição do projeto Liberdade de Expressão e Redes Sociais, uma iniciativa da SIC Esperança em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e o apoio da Porto Editora.

O projeto consiste num concurso a nível nacional, para estudantes com idade igual ou superior a 13 anos, que frequentem o 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário de escolas públicas, privadas ou profissionais. Visando promover o debate e a reflexão sobre as temáticas da liberdade de expressão e das redes sociais e o seu uso indevido ou transgressor, nomeadamente no âmbito das relações pessoais, esta 4.ª edição desafia os alunos a trabalhar o tema da Violência no Namoro. Em Portugal, os estudos efetuados nos últimos anos apontam para a existência de elevados níveis de violência nas relações de intimidade juvenil, tornando importante abordar o tema e alertar para as várias formas de violência praticadas: física, verbal, sexual e psicológica.

Os alunos que pretendam participar deverão criar conteúdos originais recorrendo a textos, vídeos, podcasts, fotografias, desenhos ou animações, e enviar os seus trabalhos até ao dia 20 de janeiro de 2017 para a SIC Esperança. O Regulamento e o formulário da Ficha Técnica estão disponíveis na SIC Esperança. Pode também consultar a página da RBE dedicada a este projeto.

Existem duas categorias de prémios a distribuir: categoria do 3º ciclo do ensino básico e categoria do ensino secundário. Independentemente do número de alunos de cada grupo de Trabalho, os prémios a atribuir a cada grupo distinguido pelo júri serão, para cada categoria:

 1º Prémio: Ida a um programa do grupo SIC apresentar o trabalho/falar sobre o projeto;
 2º Prémio: Acompanhar uma reportagem da informação da SIC;
 3º Prémio: Assistir a um programa do grupo SIC.
As escolas dos alunos premiados receberão ainda uma assinatura anual das publicações Expresso, Visão, Exame Informática e Blitz.

Consulta o regulamento, que segue em anexo, e participa!

[[{"fid":"1048","view_mode":"default","fields":{"format":"default"},"type":"media","link_text":"regulamento-4-liberdade-de-expressao-e-redes-sociais.pdf","field_deltas":{"2":{"format":"default"}},"attributes":{"class":"file media-element file-default","data-delta":"2"}}]]

                                                                                  O prof. bibliotecário

                                                                                  Fernando Magalhães