Por Helena Magalhães | Ter, 2017-01-24 20:34

[[{"fid":"1198","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"style":"background-color: transparent;","class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]

Os anos vão passando e o nosso Blog continua vivo. Isto acontece porque existem pessoas que gostam de escrever, que gostam de ler e de escrever sobre o que leram.

E, é neste contexto, que surge este artigo de divulgação sobre o trabalho desenvolvido pela turma do 6.º D, promovido e incentivado pela sua directora de turma - que tem em simultâneo funções na equipa da Biblioteca Escolar e, entre outras, a dinamização do Blog “OS MEUS LIVROS” - num dos momentos de Apoio ao Estudo que lecciona à 3.ª feira. De início, timidamente, foram surgindo alguns textos pequenos, às vezes demasiado pequenos, quase duas frases (não nos podemos esquecer que estamos a falar de crianças com 10 e 11 anitos). Mas, através dos exemplos que vão ouvindo e que lhes são mostrados - feitos por outros que também quiseram deixar no nosso blog o seu testemunho – ou com sugestões de algumas expressões, lá vão melhorando a qualidade vocabular e a construção frásica. É que não existe outro caminho. Escrever aprende-se escrevendo à semelhança da famosa frase “o caminho faz-se caminhando”.

Temos como função “obrigarmos” os nossos alunos a escrever, o que os obriga necessariamente a pensar, não só nos assuntos a abordar, mas também, nas palavras a utilizar, na sequência lógica das suas ideias, na pontuação, na originalidade, na criatividade, enfim, num conjunto de “coisas” que vão, indubitavelmente, enriquecê-las culturalmente e torná-las exemplos para todas as outras crianças que se lhes sucederão.

Obviamente, que este trabalho pressupõe a leitura de um livro. Mas, quem, nos dias de hoje, com a importância que se tem dado à leitura e aos livros, não leu um livro? Maior ou mais pequeno, todo o aluno, nesta faixa etária já leu um livro. E é sobre esse livro que queremos que o aluno nos escreva.

Aproveito a deixa para fazer referência à ideia, que muito me agradou, do nosso Presidente da República – Excelentíssimo Senhor Professor Marcelo Rebelo de Sousa – que, também ele, quis deixar a sua marca nos homens de amanhã, promovendo, semanalmente, à terças-feiras, um encontro com escritores, no Palácio de Belém. O programa chama-se “Escritores no Palácio de Belém”. A este respeito, na página oficial da Presidência da República Portuguesa pode ler-se o seguinte: “….O Presidente da República quis assim sublinhar a importância das políticas de promoção da leitura, enquanto contributo fundamental para o estabelecimento da igualdade de oportunidades no sistema educativo….”. E, é com esta intenção que as bibliotecas escolares, em parceria com os professores de português, têm inventado formas para que se caminhe nesse sentido.

Mas, voltando, de novo, à nossa atividade, foi muito agradável a recetividade que senti na sala de aula, quando foi mostrado o Blog, explicada a razão da sua existência e solicitada a participação dos alunos com os seus trabalhos. Não posso deixar de salientar o inegável valor que tem o facto dos professores envolvidos considerarem estas questões/atividades pertinentes e que conduzem para o desenvolvimento integral dos seus alunos.

Finalmente, chegamos ao produto final, que é a recomendação de leituras, feita de uma forma personalizada, por cada um dos alunos, que o fez o melhor que soube, apresentando uma mensagem que conseguisse “vender leituras”.

E, produto acabado, produto publicado. Neste momento, é enternecedor observar a alegria gravada naquelas caritas de crianças felizes, que se sentem integradas nesta comunidade educativa e que sentem o seu trabalho tão válido como o do seu colega de escola – foi-lhes mostrado o trabalho publicado online.

Fica desde já o convite feito a qualquer professor de Português ou qualquer outra língua estrangeira, lecionada no nosso agrupamento, que queira participar com os seus alunos nesta atividade. Terei o maior prazer em deslocar-me às vossas salas de aula, se assim o desejarem, e, em poucos minutos, explicar/divulgar o que, e como fazer….

A Professora

Helena Magalhães

(Equipa da Biblioteca Escolar)