Por Teresa Valinho | Seg, 2017-06-12 22:09

Dia Eco Escolas na Escola Básica de Pias

O Dia Eco Escolas foi festejado na Escola Básica de Pias no dia 5 de junho e dinamizado nos espaços exteriores da Escola. Todos os Docentes, Crianças/Alunos, Funcionários da escola, das Carrinhas Escolares, dos AAAF, AEC, Encarregados de Educação, Familiares, Associação de Pais e Centro de Dia de Pias, estiveram no nosso evento. Estiveram presentes cerca de 500 pessoas que, seguindo o programa de festas, aderiram com muita alegria a tudo o que lhes foi proposto.

Tratou-se de uma celebração “três em um”.

O dia 5 de junho é o dia Mundial do Ambiente. Os principais objetivos das comemorações deste dia passam por mostrar o lado humano das questões ambientais, capacitar os cidadãos para que se tornem agentes ativos no desenvolvimento sustentável do planeta e demonstrar que é fundamental que todas as pessoas mudem as suas atitudes por forma a garantirem um futuro mais seguro e mais próspero às gerações vindouras.

O dia Eco é celebrado no âmbito do Projeto Eco-Escolas - programa internacional desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

 As docentes, coordenadoras Eco, em cada estabelecimento de ensino, orientam o projeto Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação do Plano de Ação do Projeto.

As coordenadoras da Eco Escolas promovem ainda as atividades e encetam esforços para incentivar os docentes e, por sua vez, os alunos, os funcionários, e restante comunidade a colaborar.

Este ano foram novamente abordados os temas: água, resíduos, energia, espaços exteriores, acrescidos de um novo tema - a Biodiversidade. Também continuámos a implementar outros projetos em paralelo: depositrão, recolha têxtil, recolha de papelão e de latas, angariação de donativos para a Associação Rafeiros e Companhia e, pela primeira vez, também participamos no projeto das “Hortas Criativas”.

Toda a comunidade educativa colaborou para que chegássemos ao dia encerramento sentindo que a “sementinha” havia sido lançada e que as nossas crianças e suas famílias terão outra visão sobre os cuidados que devemos ter para com o nosso Planeta Terra. Estão todos de parabéns!

Também celebrarmos o Dia da Família.

Nesta Era em que grande percentagem no nosso tempo horário é aplicado em tarefas e papéis diários que temos que desempenhar para subsistir e em ações comandadas pela ambição da evolução tecnológica, a nossa escola, através do projeto Eco, procura promover um reencontro das famílias e proporcionar tempo de qualidade a todos os elementos, por forma a desenvolver futuros adultos com consciência ambiental, espirito crítico baseado numa realidade real (não virtual) e com uma visão sustentável do planeta onde vivem.

De salientar, a participação dos utentes do Centro de Dia de Pias, nossos Parceiros Educativos. Também eles pertencem à nossa família alargada e estão sempre presentes nas nossas atividades e no nosso coração.

 No Programa do Evento, há a salientar:

- Abertura da cerimónia com o Hino da Eco Escolas;

- Discurso e inauguração oficial dos três espaços feitos este ano no âmbito dos temas: Espaços Exteriores (Jardim em Família); Biodiversidade (Lago Eco); Hortas Criativas (Horta Pedagógica, em paletes).

Mais uma vez, com o esforço de todos os Docentes, Grupos/Turmas, Famílias, Funcionários, Centro de Dia, Junta de Freguesia, Câmara Municipal se uniram e com todo o carinho e criatividade, fizeram nascer recantos muito especiais na nossa escola!

- Logótipo Humano da sigla ECO com todos vestidos com camisolas verdes (crianças e adultos), com fotografia aérea;

- Grito ECO

- Realização de jogos, utilizando material reciclado e reaproveitado. Crianças e adultos brincaram ao ar livre, proporcionando momentos de muita alegria e movimento, partilhados por todos;

- Piquenique familiar;

- Música ao vivo com o grupo “Sons do Gadanha” das “ Segadas de Maio” - Associação Cultural das Terras do Gadanha.

- Baile na natureza.

Este foi o terceiro ano consecutivo que participamos no Projeto Eco Escolas.

Este ano, as coordenadoras deste projeto na Escola Básica de Pias foram as docentes Teresa Valinho e Elisabete Freire que, em parceria, o conduziram.

Ficámos com a sensação que vamos deixar uma escola linda, e que a sementinha que nós espalhamos no coração de todos, irá dar frutos.

Em nosso nome, estamos gratas, especialmente a todos os meninos e meninas que fazem desta escola um local fantástico e especial!

Um grande bem-haja e que o espírito Eco permaneça em todos!

 

 [[{"fid":"1722","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]][[{"fid":"1723","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]][[{"fid":"1724","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]][[{"fid":"1725","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]][[{"fid":"1726","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]][[{"fid":"1727","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]