Por isabeltemporao | Qui, 2016-03-10 13:14

A Organização Mundial da Saúde criou em 2006 o Dia Mundial do Rim, comemorado todos os anos na segunda quinta-feira do mês de março. Este ano o Dia Mundial do Rim alerta para a doença renal com a seguinte mensagem “Doença renal e crianças: agir cedo para prevenir!”.

O que são os rins? Quais as suas funções?  Como cuidar deles?  E quando os rins não funcionam? O vídeo seguinte resultou da transformação de uma apresentação enviada às escolas para prevenção precoce das doenças renais. Destina-se a alunos do 2º e 3º ciclos e responde de forma clara e apelativa, a estas questões. Foi já explorado em várias turmas do 7º e 8º anos. A avaliação pelos alunos foi muito positiva. 

[[{"fid":"489","view_mode":"default","fields":{"format":"default"},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"alt":"Dia Mundial do Rim","height":"390","width":"640","class":"panopoly-image-video media-element file-default"}}]]

É crucial promover a educação para a saúde, consciencializar as crianças, pais e educadores para a importância de um estilo de vida saudável, desde o nascimento até à idade adulta. A detecção precoce e a adoção de um estilo de vida saudável são fortes aliados para evitar o aumento do número de casos das doenças renais crónicas e para cuidar, de forma mais eficaz, as crianças com doenças renais congénitas ou adquiridas.

Em Portugal, a incidência desta doença renal crónica terminal é a mais elevada da Europa, com cerca de 234,86 novos casos por milhão/ano, de acordo com os dados respeitantes ao ano 2014 do Registo Nacional da Sociedade Portuguesa de Nefrologia.

O que pode fazer para manter os rins saudáveis?
São 8 as regras de ouro:

1.- Manter-se saudável e ativo
2 - Controlar regularmente os níveis de açúcar no sangue
3 - Controlar regularmente a sua pressão arterial
4 - Reduzir o consumo de sal
5 - Alimentar-se de forma saudável e manter um peso saudável
6 - Ingerir líquidos
7 - Não fumar
8 - Controlar o consumo de anti-inflamatórios não esteróides, tais como: Aspirina, Paracetamol, Ibuprofeno, Naproxeno.