Por fernandooliveira | Seg, 2016-02-22 14:07

“...Usar ou não as TIC com aprendentes do 1º Ciclo do Ensino Básico –e, se sim, como– é um assunto crítico para pais e  educadores. Numa sociedade cada vez mais informatizada, importa, pois, perceber a importância do ensino de Informática nos níveis elementares de aprendizagem e saber até que ponto a aprendizagem de certas competências pode (ou não) ser benéfico para o desenvolvimento do aluno.

Numa primeira análise, ensinar Informática aos alunos do 1º Ciclo pode parecer precoce, mas uma análise mais cuidada depressa desfaz a ideia. Investigações recentes (Papert:1998; Haugland: 1992) demonstraram que os computadores têm um impacto extraordinário no desenvolvimento da criança, desde que as atividades desenvolvidas no computador sejam adjuvantes aos principais objetivos programáticos.”  (cit. Adriana Veleda).

Ao longo destes anos, o professor Fernando Oliveira proporcionou aos seus alunos (4º ano M4A) aulas de informática.

Semanalmente, os alunos experimentam todas as potencialidades do computador “Magalhães”.

Já sabem utilizar as ferramentas: Word, Excel, Power Point, Paint… e claro, não podiam faltar as divertidíssimas atividades existentes nos jogos pedagógicos - “Eu Sei”. No 4º ano a exploração será canalizada para a internet…[[{"fid":"340","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

O Professor, Fernando Oliveira