Por isabeltemporao | Seg, 2017-01-23 18:15

[[{"fid":"1180","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]A violência no namoro afeta um quarto dos jovens portugueses. É um crime público que se integra no quadro legal da violência doméstica. Acontece quando um dos parceiros exerce poder e controlo sobre o outro com vista a conseguir o que pretende. É exercida através de maus tratos físicos e psicológicos, abusos e violências sexuais, intimidações, humilhações, etc. e é causada normalmente por ciúmes possessivos, perturbações psicológicas, uso de álcool e drogas, etc.

Com os objetivos centrais de capacitar os alunos para a importância de estabelecer e manter relações de namoro saudáveis e conhecer os indicadores de uma relação abusiva, na escola secundária estão a desenvolver-se várias ações envolvendo cerca de 150 jovens do 9º ano e do ensino secundário e cerca de uma dezena de professores/as.

A primeira iniciativa ocorreu no dia doze de janeiro. Realizaram-se quatro sessões para aluno/as e professores/as sobre esta problemática, dinamizadas por técnicas do GAF – Gabinete de Apoio à Família. Participaram nove turmas. Desde então, os alunos estão a trabalhar para a participação nos concursos de criação de uma música RAP contra a violência no namoro e/ou de conceção de um slogan/cartaz. No dia 14 de fevereiro, dia dos namorados, no Cine Teatro João Verde, decorrerá a apresentação dos trabalhos e os respetivos vencedores. O júri é constituído por um representante da CAP do Agrupamento de Escolas de Monção, pela diretora da EPRAMI e pelo músico Jorge Nande. Os trabalhos premiados serão utilizados numa campanha distrital de prevenção da violência no namoro.

[[{"fid":"1204","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","attributes":{"class":"panopoly-image-original media-element file-default"},"link_text":null}]]

Esta iniciativa está a ser desenvolvida em parceria pelo Município de Monção, Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI), Agrupamento de Escolas de Monção, através do Projeto Haja Saúde, e Projeto Doequal, do Gabinete de Apoio à Família (GAF).