Por Joaquim_meira | Seg, 2016-06-13 15:24

Iniciou hoje, dia 13 de junho, o Projeto “Férias escolares – Dente de Leão”

[[{"fid":"865","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":"162","style":"font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 13px; line-height: 21.06px; font-family: 'Droid Sans', 'Helvetica Neue', 'Nimbus Sans L', sans-serif; width: 171px;","class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]

Os pais e encarregados de educação dos alunos que frequentam a Unidade de Apoio Especializado, situada na Escola Básica Deu-la-Deu Martins – Monção, podem contar a partir de hoje com o projeto “Dente de Leão”, que dinamizará atividades lúdicas e recreativas para os seus educandos.

Já há muito que o Departamento de Educação Especial tinha em mente levar a esta escassa população escolar, um direito que é de todos e proporcionar, às respetivas famílias, soluções para a ocupação de parte das férias escolares de Verão. Foi, no entanto, com a preciosa ajuda da Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo (APCVC), como entidade promotora, que o projeto teve o impulso decisivo.

Dente de Leão, porquê?

Todos estamos lembrados do “Dente de Leão”. Hoje mais vocacionado, vá-se lá saber porquê, para uso em chás diuréticos e emagrecedores, naqueles remotos anos da nossa meninice ocupava o nosso imaginário e dava o diagnóstico antecipado sobre a calvície dos nossos pais. Um sopro dirigido e forte, antecipado pela pergunta – “ o teu pai é careca ou não?” – lançava no ar as sementes que rapidamente se reproduzia em tantos outros, que ocupavam grande parte dos montes e pradarias.

Foi assim que entendeu a APCVC , com esta brilhante alegoria, quando há três anos lançou este projeto em Viana do Castelo, para abranger diversas famílias, naquele concelho, que não tinham qualquer retaguarda nas férias escolares dos educandos.

E o sopro no “dente de leão” já deixou as suas sementes em Monção.

É este o segundo concelho do distrito com esta resposta, que funcionará, este ano, pela primeira vez, no período que decorre entre 13 de junho e 15 de julho.

Está de parabéns a APCVC e o Agrupamento de Escolas de Monção por esta brilhante iniciativa, não descurando as enormes parcerias que são a Câmara Municipal e os Bombeiros Voluntários de Monção.