Visita ao Teatro

Visita de estudo, ida ao teatro para obervaçao da peça  baseada na obra "Felizmente Há Luar", no âmbito da disciplina de Português, 12º ano.

Foi no passado dia 10 de Março que os alunos das turmas do 12º ano acompanhados por diversos professores, se dirigiram a Vila Nova de Gaia para assistirem à peça de teatro “Felizmente há luar”, baseada na obra do escritor Luís de Sttau Monteiro.

A iniciativa, proveniente dos professores de Português, tem vindo a ser realizada em anos anteriores, sempre com o propósito de auxiliar a abordagem à obra, enquadrada no programa da disciplina.

O objetivo primordial desta atividade é cativar o interesse dos alunos pela obra e, assim, estimular a sua leitura integral.

Sendo assim, a representação teatral corresponde a uma outra forma de interpelação de “Felizmente há luar”, o que permite tanto aos estudantes como aos docentes adquirirem uma melhor perceção do assunto tratado por Sttau Monteiro. Portanto, quando estudada a obra, posteriormente, em situação de aula facilitará a consolidação de conhecimentos acerca desta.

No final da peça constituída por dois atos, toda a sala foi invadida com aplausos, sendo a apreciação final dos alunos muito satisfatória.

Para quem desconhece, esta obra trata-se de um drama narrativo de carácter épico que retrata a frustrada e trágica tentativa da revolta liberal oitocentista, na qual se cita, também, as condições da sociedade portuguesa do século XIX e a revolta daqueles que eram os mais esclarecidos e ambicionavam a mudança de Portugal.

Nada mais adianto acerca de “Felizmente há luar”, pois convido todos a lerem ou a assistirem à dramatização desta obra intemporal.

Ana Filipa Sá Felgueiras, nº2, 12ºA

Ano Letivo: