Por Rosa Saraiva | Sex, 2018-03-02 11:43

Estão desde a semana passada disponíveis as informações relativas aos Pré-requisitos para a candidatura ao ensino superior 2018/2019 e já começaram as inscrições. Caso concorras a determinados cursos é importante que leias com atenção esta informação, ou mesmo que realizes as provas de ingresso pedidas, verás a tua candidatura anulada. Mas vamos por partes.

1. O que são Pré-Requisitos?

Os Pré-requisitos são condições de natureza vocacional, física e funcional que são exigidos para o acesso ao ensino superior de determinados cursos. Cada instituição de ensino superior decide se este é necessário para cada um dos seus cursos e qual é o mais adequado.

2. De que formam influenciam a candidatura?

Os pré-requisitos podem ser de três tipos:

  1. Exclusivos para a seleção dos candidatos: são eliminatórios, tendo como resultado Apto ou Não apto e não interferem no cálculo da nota de candidatura.
  2. Seleção e seriação: têm como resultado Apto, com um resultado de 100 a 200 que será considerado no cálculo da nota de candidatura ou Não apto.
  3. Exclusivos para a seriação: têm o seu resultado numa escala de 0 a 200 e são também considerados no cálculo da nota de candidatura.

3. Como se realizam? 

A comprovação dos pré-requisitos que exigem a realização de provas de aptidão vocacional, física e funcional é realizada através da Ficha de pré-requisitos, a emitir pelas instituições de ensino superior que os realizam. É o caso dos pré-requisitos dos Grupos C, G, I, K, M, P, R, V, Y e Z.

Depois indicarás no formulário da candidatura on-line  ao concurso nacional de acesso ao ensino superior um código de ativação, que constará nessa ficha, que comprova que o realizaste. Alternativamente, poderás entregar essa Ficha diretamente caso estejas a concorrer ao ensino superior através de outras formas de acesso.

A satisfação dos pré-requisitos que não exijam provas de aptidão vocacional, física e funcional e que sejam de comprovação meramente documental, são entregues pelos candidatos na matrícula e inscrição no ensino superior, na instituição de ensino superior que os exige. Isto aplica-se aos pré-requisitos dos Grupos A, B, D, E, F, Q, U e X. Se estás nesta situação não precisas de tratar disto já.

 

4. Em que datas?

  • De 19 de fevereiro a 9 de março: Inscrição para a realização da 1ª chamada;
  • De 2 de abril a 4 de maio: realização dos pré-requisitos – 1ª chamada.

As instituições podem realizar uma 2ª chamada cuja inscrição decorrerá na 3ª e 4ª semana do mês de junho e cuja realização será na 3ª e 4ª semana do mês de julho conforme o calendário concreto que será fixado pelas instituições de ensino superior que exigem esses pré-requisitos.

5. Que cursos exigem Pré-requisitos? E em que consistem?

Podes encontrar uma lista dos cursos que exigem pré-requisitos para a candidatura ao ensino superior deste ano, bem como a descrição de cada um deles aqui:

Anexo Tamanho
deliberacao_218_2018_pre_requisitos.pdf (629.44 KB) 629.44 KB