EcoEscolas

Comemoração do Dia da Floresta Autóctone na Escola Básica Deu-la-Deu Martins

Para Comemorar o Dia da Floresta Autóctone no dia 23 de novembro, a Eco-Escolas organizou uma exposição intitulada “A Floresta”. A exposição encontra-se dividida por grupos desde as espécies autóctones, as espécies invasoras, os perigos do eucalipto e por fim, uma parte dedicada à nossa floresta que ficou terrivelmente devastada com os incêndios deste ano.

Hastear da bandeira Eco-Escolas na Escola Básica Deu-la-Deu Martins

No passado 23 de novembro, comemorou-se o Dia da Floresta Autóctone na nossa escola. A comunidade escolar juntou-se no átrio da escola no intervalo da manhã para assistir ao hastear da bandeira Eco-Escolas acompanhada pelo hino da eco-escolas cantada pelo 5ºF, orientados pela professora Cíntia Pereira, docente de Ed. Musical. Os alunos foram sensibilizados para adquirem comportamentos amigos do ambiente e serem mensageiros desta informação junto de toda a comunidade. É urgente que a Terra se torne mais verde e o ar mais puro.

Inaugurou-se a exposição "A Floresta". 

Hastear da Bandeira ECO ESCOLA

No passado dia 5 de dezembro, em articulação com a comemoração do Dia Mundial dos Solos, a Escola Básica de Pias apresentou e hasteou, na presença da comunidade educativa, a sua mais recente bandeira ECO ESCOLA (3.ª consecutiva), atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), fruto do seu desempenho em prol do ambiente no ano letivo 2016/2017. 

Mais uma bandeira

No passado dia 5 de dezembro foi hasteada a bandeira verde na Escola Secundária de Monção.  Trata-se do terceiro galardão atribuído à escola pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), em reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido , no âmbito do projeto Eco-Escolas.

Eco escola

No âmbito da Eco -Escola, a EBI de Vale do Mouro, organizou se para a cerimónia do hastear da bandeira. O 1º ciclo, antecipadamente e num ambiente saudável e de trabalho em equipa, aprenderam em conjunto o hino Eco Escola . 

Bandeira Eco-Escolas

Em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no ano letivo 2016/2017 em benefício do ambiente e sustentabilidade, a Associação Bandeira Azul da Europa atribuiu o título Eco-Escola à EB Vale do Mouro, Tangil.

No dia 24 de novembro, pelas 14:00h, reuniu-se toda a comunidade escolar no átrio principal da escola, local onde um grupo de alunos desta escola, que integram a Banda Musical de Tangil, interpretou uma peça musical e de seguida todos os alunos, em uníssono, entoaram o hino Eco-Escolas. Estes momentos musicais decorreram em espaço coberto devido à “abençoada” chuva que neste dia veio minimizar um pouco o período de seca que estamos a atravessar, apelando-se por isso à poupança de água.

No final, foi hasteada a bandeira Eco-Escola, comprometendo-se toda a comunidade escolar a trabalhar para que este momento se repita no próximo ano letivo.   

Dia Mundial da Bolota

No âmbito do Dia Mundial da Bolota, dia 10 de novembro, todos os alunos da Escola Básica de Pias foram sensibilizados para a sua importância na constituição da floresta autóctone local e nacional. Foram recolhidas bolotas junto ao espaço escolar, selecionadas e separadas de acordo com o seu estado. As aparentemente saudáveis foram devidamente reservadas para posteriormente serem semeadas e as restantes foram reutilizadas para a elaboração de trabalhos manuais de decoração que foram expostos na escola.

Eco-Escolas Árvores de Fruta da Horta Escola Básica Deu-La-Deu Martins

As árvores que se plantaram na horta biológica, adaptaram-se tão bem que já estão a produzir fruto. Vamos ter, diospiros, medronhos, laranjas, tangerinas ...

Com carinho e dedicação, o grupo de trabalho sente um enorme prazer  em ver florescer toda a plantação da horta. 

Viva o Ambiente

Viva a Natureza

Final de ano

O ano letivo terminou…                                                                                                               E com ele muitas lembranças, muitas histórias para contar e muitos sonhos realizados e outros ainda por realizar. Mas é esta a dinâmica da vida. E nesta imensa teia vamos vivendo e aprendendo a cada dia mais uns com os outros e nos engrandecendo como seres humanos. Ao longo do ano tivemos oportunidades de tratar de muitos assuntos, pudemos assim concluir que cada um de nós é único, mas convivendo sempre com outras pessoas.

Páginas