Ensino Básico

Dia do Pijama

Dia do Pijama

"Este dia tem a finalidade de sensibilizar para o direito de uma criança crescer numa família.

No Dia do Pijama as crianças são convidadas a ajudar outras crianças.Por isso esta iniciativa tem um valor educativo especial porque promove o valor da solidariedade, o saber partilhar e o sentido da amizade.

Neste dia, ir de pijama para a escola simboliza o aconchego ,aquece-nos e deixa-nos confortáveis, tal como nos devemos sentir em família."

Dia da alimentação

Dia Mundial da Alimentação

Nós somos o que comemos e por isso, devemos ter em atenção a criação de bons hábitos alimentares desde muito novos.

Este dia também serve para sensibilizar ainda mais as nossa crianças que em conjunto descobriram o gosto por novos sabores, novas texturas e de uma forma divertida partilhar experiências. Para além de histórias, canções, pesquisas na internet , recortes e colagem, sobre este tema, também fizemos um batido com muitas frutas e iogurte e que ficou delicioso,

Dia Mundial dos Animais

Dia Mundial do Animal

No dia 4 de outubro foi o dia Mundial do Animal e convidamos a Associação Rafeiros e Companhia para ir à nossa escola. Duas voluntárias desta Associação estiveram connosco e levaram dois cachorros que fizeram a delicia das nossas crianças originando um momento de muito mimo e carinho partilhado com os nossos amigos de 4 patas.

Também foi uma boa oportunidade para saberemos o quanto é bom ser solidários e podermos ajudar com alguns produtos esta Associação.

A terra tremeu em Mazedo...

A terra tremeu em Mazedo...

Também nós falamos de tremores de terra e de como nos devemos proteger se um dia acontecer.

Depois de conversarmos sobre o assunto, partilharmos saberes e pesquisarmos na internet. Fizemos então o simulacro de como nos deviamos proteger no caso de um tremor de terra. 

Hoje foi divertido mas levamos muito a sério, para podermos ficar preparados na eventualidade de um dia acontecer.

O outono chegou à nossa sala

O Outono chegou...

O outono chegou à nossa sala e veio pelas mãos das nossas crianças.

Quase todos trouxeram algo que a natureza nos dá, nesta estação do ano.

Foi importante a partilha e a observação dos produtos do campo.

Ver e sentir,  tamanhos, texturas,cores e sabores foi uma descoberta divertida e rica que nos fez ficar com uma ideia mais concreta do que uma estação do ano pode ser .