Por mdeusgoncalves | Ter, 2020-03-24 15:05

As atividades deste segundo período, nas escolas básicas de Vale do Mouro, Mazedo e José Pinheiro Gonçalves, têm sido dinamizadas de forma cooperativa; a professora bibliotecária, a professora de apoio à biblioteca, as assistentes operacionais e os docentes envolvidos neste trabalho colaborativo têm promovido o sucesso escolar. A Biblioteca tem sido um ambiente rico em recursos de leitura e de aprendizagem, tem sido uma extensão multifuncional da sala de aula, tem participado como apoio às atividades letivas, tem sido um suporte para apoio educativo, tem constituído um apoio ao estudo, tem promovido a abertura às atividades de enriquecimento curricular, aos projetos e aos clubes, tem permitido a ocupação dos tempos livres, evidenciando o seu caráter lúdico e cultural.

Nestas três escolas básicas, as turmas do 1ºCEB e do 2ºCEB têm vindo regularmente à biblioteca, acompanhadas pelo professor, para procederem a atividades de leitura e escrita orientada, privilegiando-se as obras do Plano Nacional de Leitura e as obras recomendadas para Educação Literária; tem-se procedido ao empréstimo domiciliário; foram realizadas tarefas de reconto através de ilustração e de produção de texto; todos exprimiram reflexões e opiniões; foram debatidas ideias oralmente; foram desenvolvidas tarefas de antecipação de hipóteses e de pré-leitura através de caixas literárias e de jogos de palavras; foi feita a exploração de narrativas e de poemas; fomentou-se a escrita de textos poéticos, de opinião e de apreciação crítica; dramatizaram-se textos; fez-se leitura em voz alta; partilharam-se experiências; além das atividades programadas, recebeu-se quem vem ocupar o seu tempo livre com um livro ou com jogos educativos. Os trabalhos realizados pelos alunos foram expostos. A Biblioteca Escolar também foi à sala de aula levando livros numa caixinha para serem lidos em momentos de pausa.

A BE continuou com a implementação do momento para “Asas da Criatividade”, sendo que a professora Bibliotecária tem proporcionado aos meninos do pré-escolar, do primeiro ciclo e do secundário aulas de atenção, concentração, consciência do corpo e relaxamento. Cada aula destas constitui uma pausa na rotina dos alunos, para darem asas à sua criatividade interior. Durante uns largos minutos, fazem uma viagem interior, onde aprendem a importância da saúde física, mental e emocional. A definição do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória pressupõe que o(a) aluno (a) tenha desenvolvido a consciência de si próprio(a), tenha domínio do corpo, tenha preocupação com o bem-estar, a saúde e o ambiente, tenha sensibilidade estética e artística, autonomia, pensamento crítico e criativo, se desenvolva pessoalmente e se relacione interpessoalmente. Neste sentido, a professora bibliotecária, como profissional docente, propõe continuar a inovar e a contribuir para um maior sucesso educativo, investindo na promoção de uma educação mais consciente no atual sistema público de ensino – aprendizagem.

A professora bibliotecária levou a cabo, no primeiro ciclo, sessões de esclarecimento sobre a importância da higiene oral e foram realizadas tarefas de consolidação de aprendizagem relacionadas com o tema.

No que diz respeito ao Concurso Nacional de Leitura, foram selecionados quatro alunos de cada ciclo, primeiro, segundo e terceiro, para representar o Agrupamento na segunda fase, a intermunicipal, em Ponte de Lima, no dia 24 de abril. No entanto, devido a contingências decorridas da propagação da doença Covid-19, tudo foi cancelado. Todos os alunos foram congratulados pela sua participação ativa e empenhada. Salienta-se o interesse e empenho demonstrado por todos, tanto alunos como professores.

As atividades programadas para a semana da leitura decorreram com normalidade, entre o dia 9 e o dia 11 de março, três dias onde todos foram convidados a participar e a usufruir do contacto direto com a expressão literária, celebrando a arte em torno do Livro. Em Tangil, fez-se a abertura da Feira do Livro no dia 9 de março, sendo que a comunidade escolar teve a oportunidade de contactar com livros diversos, antiguidades e novidades. A contadora de histórias, Mariana Machado, apresentou uma sessão em cada escola básica, nomeadamente em Tangil, na José Pinheiro Gonçalves e em Mazedo,  para turmas do 1º e 2º ciclos. Em Tangil, os alunos do 6º ano procederam a uma sessão de leitura dramatizada de “A Guerra do Tabuleiro de Xadrez” de Manuel António Pina, usando adereços teatrais. Houve também lugar a uma sessão de cinema, “O principezinho”. Porém, as atividades programadas para o serão do dia 10 de março foram canceladas, devido a medidas implementadas para evitar a propagação da Covid-19, uma vez que toda a comunidade tinha sido convidada a participar. Evitou-se assim, que um grande número de pessoas se agregasse.

Ao longo deste segundo período, foram ainda publicados no Boletim Informativo Online e no blogue “Os meus Livros” artigos relacionados com a atividade das Bibliotecas Escolares do Agrupamento e textos de opinião de leitores no que concerne a promoção do livro e da leitura.

Em relação ao concurso Literacia 3Di, dirigido aos alunos 2.º CEB e 3.º CEB (7º e 8º anos), com o objetivo de promover a literacia nas dimensões da Leitura, Matemática, Ciência e Inglês, os alunos apurados para a fase seguinte foram felicitados. Esta envolveu os alunos da Escola Vale do Mouro que se deslocaram à biblioteca para realizarem as respetivas provas: de Matemática (5º ano), de Ciência (6º ano), de Leitura (7º ano) e de Inglês (8º ano).

Há ainda a referir que foram recolhidos os dados dos alunos do Agrupamento, de forma a  integrar a Base de Dados Informatizada que inclui a Biblioteca Municipal e todas as Bibliotecas Escolares do Concelho. Espera-se, num futuro próximo, a realização do empréstimo domiciliário informatizado.

             Salienta-se que a planificação do programa e a execução das atividades tem procurado assentar na transversalidade, pretendendo contribuir para o desenvolvimento de princípios, valores e competências pelos quais se pauta a ação educativa. O empenho de todos os professores merece um destaque especial. Todos os dias, estes profissionais dedicam o seu melhor à educação das crianças deste país, com perseverança e responsabilidade, delineando estratégias, aplicando metodologias, refletindo nos resultados, reavaliando e reajustando procedimentos.