Por joseferreira | Seg, 2020-01-06 01:47

Na manhã do dia 10 de dezembro de 2019, os alunos da  Escola Secundária de Monção, do Ensino Secundário Regular e Profissional, deslocaram-se ao cineteatro João Verde com o intuito de celebrarem o Dia Internacional dos Direitos Humanos (D.H.), o 41.º aniversário da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos e ainda participarem da palestra intitulada: “Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) – 71 anos depois”.

As atividades começaram por volta das 10:30h e envolveram professores, alunos e representantes de instituições monçanenses. Iniciou-se com uma análise da evolução histórica dos D.H.: os alunos dos Cursos Profissionais de Turismo Ambiental e Rural (12.º Ano) e de Técnico/a de Qualidade (11.º Ano), assim como os alunos das turmas do 10.º B e C, do Ensino Regular, apresentaram e leram alguns artigos ilustrados da DUDH e prosseguiram com a apresentação de biografias dos principais paladinos dos D.H.. Neste ponto alto da efeméride, no cineteatro João Verde ouviram-se nomes ilustres como os de Martin Luther King Jr., Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá, entre outros, e todos os presentes lhes prestaram a devida homenagem rendidos aos seus exemplos de vida na luta pelos D.H. nos seus países. Seguiram-se dois PowerPoints: um sobre os países onde os D.H são mais desrespeitados e outro sobre Organizações Não Governamentais (ONG) de defesa dos D.H., salientando-se a atuação da Amnistia Internacional por a sua origem remontar a um acontecimento ocorrido em Portugal, que consistiu no facto de dois estudantes portugueses terem feito um brinde à liberdade, na esplanada de um café, em Lisboa, e terem sido presos por isso.

Os alunos também recitaram um poema de António Gedeão, retratando os horrores da guerra, “Poema da morte na estrada”, e leram um texto de Eça de Queirós, “O Povo”, no qual o escritor relata as violações dos D. H. sofridas pelo povo da sociedade portuguesa da época.

Seguiram-se as intervenções dos representantes das entidades convidadas.

O Dr. Miguel Puga, do Centro Paroquial e Social de Barbeita, e a Dra. Filipa Fernandes, da Santa Casa da Misericórdia de Monção, realçaram a importância das instituições sociais na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Já a Sra. Vereadora da Educação, Juventude e Recursos Humanos, Dra. Natália Rocha, referiu algumas medidas encetadas pelo executivo camarário, em prol da educação, como as obras nos estabelecimentos de ensino, a gratuitidade dos transportes escolares, entre outras.

A encerrar a efeméride foram referidas as palavras sábias de Eleanor Roosevelt (1884-1962) – presidente da Comissão que elaborou e aprovou a DUDH. Na opinião dela, os Direitos Humanos começam “em pequenos lugares, perto de casa – tão perto e tão pequenos que eles não podem ser vistos em qualquer mapa do mundo. No entanto, estes são o mundo do indivíduo; a vizinhança em que ele vive; a escola ou universidade que ele frequenta; a fábrica (...) ou escritório em que ele trabalha. Tais são os lugares onde cada homem, mulher e criança procura igualdade de justiça, igualdade de oportunidade, igualdade de dignidade sem discriminação. A menos que esses direitos tenham significado aí, eles terão pouco significado em qualquer outro lugar. Sem a organização do cidadão para defender esses direitos perto de casa, nós procuraremos em vão pelo progresso no mundo maior”.

Antes do regresso à Escola, houve ainda tempo para todos cantarem, com John Lennon, a canção “Imagine”, (versão mundial da UNICEF) e imaginarem um mundo melhor onde, em todos os lugares, os Direitos Humanos passem a ser, efetivamente, respeitados.

Anexo Tamanho
fotos_dia_internacional_dh.pdf (1.78 MB) 1.78 MB