Por Magalhães | Ter, 2023-10-03 19:03
Biblioteca

Um novo ciclo, um novo ano e mais uma vez o privilégio de fazer as tradicionais visitas guiadas, pelos professores bibliotecários, às bibliotecas do agrupamento.

Aconteceram durante o mês de setembro.

Estas visitas têm como objetivo dar a conhecer os espaços das bibliotecas e o seu modo de funcionamento, sensibilizando os utilizadores para os diversos serviços que terão ao seu dispor.

Durante estas sessões, tendo como apoio um guia de utilizador, foram exploradas as diferentes valências que constituem uma biblioteca escolar, nomeadamente, zona de atendimento, zona de informática, zona de trabalho de grupo, zona de trabalho individual, zona de reprodução gráfica, zona de lazer e zona de audiovisuais.

No final, os alunos ficaram a saber: o horário de funcionamento, o contacto via correio eletrónico, quem pode frequentar a BE/CRE e as diversas atividades que nelas se podem realizar.

Foi dada especial atenção às regras a cumprir, quer para os empréstimos domiciliários ou escolares, quer para uso de material audiovisual, computadores e jogos didáticos, assim como, alguns cuidados a ter dentro da biblioteca.

Estes novos utilizadores conheceram o significado da sigla “CDU” e a sua relação com a forma como se encontram organizados os livros nas estantes.

Finalmente, conclui-se esta apresentação com o esclarecimento acerca da informação digital disponibilizada na secção do portal do agrupamento denominada “biblioteca”. Aqui poderão consultar o catálogo concelhio, explorar a biblioteca digital - com ebooks, audiolivros e jogos, navegar no blogue “As minhas leituras”, ler notícias sobre as bibliotecas e a sua ação, consultar a agenda cultural do município, desfrutar de criações originais, e muito mais…

As bibliotecas são primordiais para desenvolver nos jovens o hábito e o prazer da leitura e da aprendizagem; proporcionar experiências destinadas à produção e uso da informação voltada para o conhecimento, a compreensão, a imaginação e dar acesso a diferentes ideias, experiências e opiniões, que estimulam a capacidade cognitiva e de reflexão dos alunos. 

Esperamos que tenham ficado com vontade de voltar às bibliotecas!

Boas pesquisas, boas leituras, bom trabalho!

 

Os professores bibliotecários

   Fernando Magalhães

Maria de Deus Gonçalves

Viagem DLDM

 

Viagem JPG