Por Magalhães | Dom, 2024-04-14 17:01
Lara Ruibal

No dia 12 de abril, tivemos o privilégio de receber as escritoras Lara Dopazo Ruibal e Marta Pais de Oliveira, vencedoras do Prémio Literário Nortear com a moderação de Arcelina Santiago.

Esta atividade realizou-se no âmbito da parceria existente entre as Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal de Monção.

Lara Dopazo Ruibal venceu a 1.ª edição deste concurso com a obra ‘Clementina’ e Marta Pais de Oliveira venceu a 8.ª edição, com o conto em prosa “Medula”.

Este prémio funciona como plataforma de lançamento para os jovens escritores do Norte de Portugal e da Galiza, incentivando a criatividade literária e promovendo a divulgação internacional das obras produzidas. Destina-se a jovens da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal, entre os 16 e os 36 anos, que tenham escrito uma obra original em português ou em galego, de cinco a oito mil palavras.

As candidaturas, para a 10.ª edição, estão disponíveis, até 19 de julhona Plataforma Nortear.

Neste encontro, as autoras leram e comentaram excertos das suas obras o que suscitou na plateia um conjunto de questões e contribuiu para uma conversa muito interessante. Explicitaram, também, o seu processo de criação e o impulso que a conquista deste prémio teve nas suas carreiras como escritoras.

Este tipo de encontros têm uma importância acrescida na promoção da leitura, sendo este um dos objetivos  mais relevantes da atividade das bibliotecas escolares.

 

O professor bibliotecário

Fernando Magalhães

Lara

Ruibal 1