Por isabeltemporao | Dom, 2018-01-21 12:39

[[{"fid":"2114","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]A área temática “Afetos e Educação para a Sexualidade” é trabalhada nas aulas, de forma transversal em várias disciplinas, e incluída nos projetos de educação para a saúde (PPES) de todas as turmas, de todos os anos de escolaridade e ensino.

A decorrer desde o final do 1º período, a atividade “A Escolha é Tua” tem sido proporcionada, desde há quase uma década, a todas as turmas do 9º ano do agrupamento, pelo GAIA (Gabinete de Apoio ao Aluno), do projeto PES/Haja Saúde. Nesta atividade, o/a professor/a sai da sala de aula e entra a enfermeira Sandra Reis da equipa de saúde escolar do Centro de saúde de Monção.

Partindo da questão: O que é a sexualidade?, a enfermeira Sandra Reis conduz uma conversa informal com os alunos sobre sexualidade, afetos e saúde sexual e reprodutiva. Os alunos têm oportunidade de apresentar as suas questões e esclarecer as suas dúvidas. Cada sessão “A Escolha é Tua” é única e irrepetível. As questões colocadas pelos alunos são muito diversas. Quanto à avaliação feita pelos alunos, essa é sempre a mesma: muito positiva.