sobe

 

A Direção-Geral da Saúde (DGS), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Plano Nacional de Leitura (PNL) celebraram, em julho de 2011, um protocolo que visou desenvolver ações de promoção da leitura, do saber e da saúde, no enfoque do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral.

O projeto teve início em setembro de 2012, com o intuito de trabalhar a temática saúde oral, de forma flexível e integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis. Para este desígnio estão envolvidos os profissionais das Unidades de Saúde do Serviço Nacional de Saúde que apoiam o desenvolvimento deste projeto.

Tendo em conta o interesse do modelo de intervenção do Projeto SOBE para a melhoria da literacia em saúde e para a promoção da saúde em geral e prevenção da doença, este passou, em 2018, a designar-se Projeto SOBE+, alargando assim o seu âmbito a outras áreas da saúde.

Objetivos:

Aumentar a qualidade da divulgação e informação sobre saúde em geral e saúde oral em particular;

Incrementar parcerias com as escolas e outras instituições, envolvendo as famílias para a importância da literacia em saúde;

Constituir-se como um elemento facilitador de ações que visam a adequação de comportamentos e hábitos de vida saudável.

Retirado de:  https://www.sobe.pt/ , no dia 19-04-2023

 

Ao longo destes 11 anos, o nosso agrupamento esteve sempre presente, procurando proporcionar às crianças/alunos informação sobre saúde em geral, dando particular enfâse à saúde oral, e sobre comportamentos e hábitos de vida saudáveis.

Neste ano letivo, deu-se continuidade a este projeto, com a realização, pelos professores bibliotecários, de sessões sobre saúde oral e hábitos de vida saudáveis a todos os grupos/turmas do ensino pré-escolar e 1.º CEB, acompanhados pelos respetivos educadores/professores.

Nestas sessões, fez-se um apelo à proatividade e responsabilidade de cada um na sua saúde, no seu bem-estar e na sua qualidade de vida.

Espera-se que as crianças/alunos implementem ao longo da vida comportamentos e hábitos promotores da saúde e que funcionem como canais de transmissão dos mesmos para as suas famílias, promovendo, assim, a saúde em Monção.