mce

 

Imaginem como seria se cada escola deste país oferecesse aos alunos e alunas um momento diário para fechar os olhos, pausar, respirar lentamente e sentir o corpo, acalmar mente e emoções.

Imaginem como teríamos todos a ganhar se cada ser humano parasse mais vezes para olhar para si próprio, procurando conhecer-se melhor.

Como todos sabemos, as crianças e jovens deste país confrontam-se todos os dias com um elevado grau de exigência e de stress, facto que diminui a concentração, prejudica a aprendizagem e o relacionamento, tanto intrapessoal como interpessoal. Visando minimizar esta problemática, a biblioteca escolar decidiu integrar no seu plano anual de trabalho, uma atividade de aplicação contínua ao longo do ano letivo, à qual demos o nome de “Mais Consciência na Educação”.

Consideramos que as bibliotecas podem e devem contribuir com distinção e inovação no apoio à aprendizagem e na formação integral das crianças e jovens. Trabalhamos em articulação com a equipa responsável pelo projeto “Promoção e Educação para a Saúde” e consideramos que esta é uma prática inovadora a nível do ensino público.

O nosso principal objetivo é sensibilizar para um estilo de vida saudável, a nível físico, emocional e mental. Tentamos dotar os nossos alunos de ferramentas que os ajudem a cultivar e a manter a serenidade nas mais diversas situações. Uma mente calma conjugada com um corpo saudável e emoções controladas são componentes indispensáveis ao sucesso no processo de aprendizagem.

Interessa-nos contribuir para o desenvolvimento de competências e de valores que capacitem os alunos para tomar decisões adequadas ao seu bem-estar (nas dimensões física, mental e emocional) e ao seu crescimento pessoal e integração  social.

A atividade tem sido operacionalizada, através de sessões práticas focalizadas na consciência do corpo, no equilíbrio, na atenção, na concentração e no relaxamento, promovendo-se a calma, mas também a imaginação e a criatividade. Narram-se histórias que são dinamizadas através do corpo e enriquecidas através da imaginação. Podemos dizer que cada sessão é uma viagem criativa rumo à descoberta.

Nas turmas da Educação Pré-Escolar, as sessões ocorrem regularmente conforme uma calendarização definida. Nos 1º, 2º 3ºCiclos do Ensino Básico e do Secundário, são operacionalizadas segundo as solicitações dos docentes.

É essencial que o aluno aprenda o domínio do seu corpo, dos seus pensamentos e das suas emoções, para ter maior consciência de si, respeitar-se mais e interagir em equilíbrio com o outro.