Haja Saúde

Projeto Haja Saúde

Dia Internacional do Voluntariado

Dia Internacional do Voluntariado, celebrado no dia 5 de dezembro, foi instituído pelas Nações Unidas em dezembro de 1985, tendo por objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

A Educação para o Voluntariado constitui um dos 17 domínios previstos na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e pretende que as crianças e jovens sejam, de forma precoce, constante e progressivamente, chamados a desenvolver atitudes de cidadania em prol do outro, o que implica, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, a necessidade de conhecimentos, de capacidades fundamentais e de atitudes e valores que apoiem escolhas criteriosas e informadas e promotoras do bem-estar, no presente e no futuro /DGE, 2021).

Somos Escola Saudável (nível avançado)

Os esforços na Promoção e Educação para a Saúde (PES) de toda a comunidade educativa do agrupamento de escolas de Monção foram reconhecidos pela Direção Geral de Educação com a atribuição do Selo Escola Saudável - nível avançado, com validade de dois anos (2021/22).
Estamos de parabéns pelo trabalho desenvolvido e que o nível agora atribuído seja um incentivo para continuarmos o trabalho de excelência.

Na Terra de Om...

No âmbito do Projeto Haja Saúde, com os mais pequeninos, continuamos a procurar o equilíbrio e a harmonia entre as diferentes componentes do ser.

Dia Mundial da Saúde Mental

A OMS define saúde mental como “Um estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stresse normal da vida, trabalha de forma produtiva e contribui para a comunidade em que se insere”.

Juntos em Espetáculo pela Prevenção das Infeções Sexualmente Transmissíveis

A 29 de novembro de 2019 decorreu no Cine Teatro João Verde um espetáculo solidário, com o lema “Zero mortes, Zero novas infeções, Zero discriminação… Eu decido!!”

Esta ação, organizada pelo Centro de Atendimento Psicossocial VIH/SIDA (CAPS VIH/SIDA) do GAF em parceria com o Município de Monção, o Agrupamento de Escolas de Monção, a EPRAMI, o Teatro Amador de Mazedo e a Banda de Música de Monção, visou assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a Sida (definido internacionalmente como o 1 de dezembro) e suscitar a reflexão em torno da Arte enquanto estratégia educativa de excelência ao nível da promoção da Saúde e prevenção da infeção por VIH e outras IST, sensibilizando a comunidade para a infeção.

Pages