el

 

O projeto “Escola a Ler”, integrado no Plano 21|23 Escola+, ao qual o nosso agrupamento aderiu no ano letivo transato, termina a 31 de julho de 2023, no sentido de desenvolver o gosto de ler, melhorar a fluência e a compreensão leitoras, fazer do uso do livro, da leitura orientada e da escrita uma rotina. Privilegia-se a partilha, a colaboração, a leitura individual e coletiva, em silêncio e em voz alta, o diálogo, a reflexão em torno dos textos lidos e a criatividade, com recurso à expressão escrita e artística. As atividades promovidas regularmente são as seguintes:

1 – “Leitura orientada” - contacto com livros que estimulam a prática regular e continuada da leitura e da escrita. Os momentos de leitura são dinamizados na sala de aula ou na biblioteca escolar, de forma conjunta pelos professores e pelos alunos. Há  uma pré-leitura através da exploração da oralidade, muitas vezes com recurso a uma caixa literária com objetos alusivos ao assunto da obra ou a cartões onde constam palavras-chave. Antecipam-se, assim, ideias sobre o tema e sobre as características das personagens; aborda-se a capa, onde figuram os nomes do autor, do ilustrador e o título da obra. Após a leitura, faz-se a exploração do assunto através de questões que levam os alunos a uma reflexão sobre a mensagem veiculada. Trata-se de um momento de partilha de opiniões. Os alunos compreendem a narrativa, fazem inferências, exprimem-se, interpretam intenções e emoções das personagens. Desenvolvem-se atividades de escrita criativa ou de expressão artística, individuais ou coletivas. O objetivo é promover a criatividade e a consolidação das aprendizagens.

2 – “Livr’ à mão”-  Leitura de um livro, ou de um excerto, pelo aluno em momentos letivos autorizados pelo professor (sempre que exista um tempo livre na aula: início da aula, final de tarefas, entre outros). A atividade e respetiva seleção de livros desenvolve-se de forma articulada entre o professor titular de turma/ professor de Português e a biblioteca escolar.

No primeiro ciclo, os professores dedicam regularmente parte da sua aula a esta atividade, num dia da semana escolhido para o efeito.

3 – “Vou levar-te comigo!” - Dinamização periódica, em horário letivo, de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes titulares da turma (no 1ºCEB) e com os professores de Cidadania e Desenvolvimento ou de Português, nos restantes ciclos.