
O período da adolescência é marcado por mudanças hormonais, físicas, mentais e sociais que, às vezes, podem ser muito desafiantes, tanto para os adolescentes quanto para os pais. Uma comunicação simples e sincera sobre as várias mudanças pelas quais eles estão a passar torna-se importante. Nesse sentido, foi convidada a enfermeira Sandra Reis para falar um pouco com os alunos de 6º ano sobre a temática da “Higiene na Adolescência”. O desafio foi prontamente aceite e, para o tornar ainda mais enriquecedor, fez-se acompanhar de duas estagiárias de enfermagem, a Flávia e a Raquel.
Transmitiram aos discentes que, no início, as mudanças físicas mais frustrantes podem ser controladas com bons hábitos diários de higiene pessoal. Manter a higiene é importante para que os jovens, na puberdade, sejam saudáveis e tenham mais confiança. As alterações hormonais e físicas (borbulhas, acne, forma do corpo …) são importantes, mas ainda é mais o seu estado emocional e psicológico.
Foi-lhes explicado, de uma forma muito natural, que quando entram na puberdade vão ter de incluir mais hábitos de higiene na sua rotina diária. Criar, desde cedo, estas rotinas de higiene, promover a autonomia dos seus cuidados pessoais diários e o gosto pela imagem torna-se importante, uma vez que a higiene pessoal nestas idades está diretamente relacionada com a autoestima, o bem-estar, a qualidade de vida e com o relacionamento com os seus pares.
Foram transmitidas bastantes “dicas” para usar no dia a dia e esclarecidas algumas dúvidas colocadas pelos alunos.
Resumindo, o banho diário, a troca de roupa limpa, uso de desodorizante adequado, cuidado com o calçado e, claro, nunca descurar a higiene oral são hábitos de higiene pessoal que devemos manter.
Deixo um grande OBRIGADO às palestrantes pelo excelente contributo de partilha de ideias e saberes com estes alunos de 6ºano.
Profª. Ana Cristina Vaz