A maior Flor do Mundo e o Bicho Papelão

Por mdeusgoncalves | Qua, 2024-11-27 13:07
a

A maior flor do mundo é uma magnífica história para crianças, da autoria de José Saramago. O Bicho Papelão é uma companhia de teatro. O espetáculo do dia 26 de novembro foi uma interpretação da história, feita por três jovens  atores, dinâmicos e dedicados. Alunos e alunas do 3º e 4º anos da EB José Pinheiro Gonçalves foram chamados a assistir à viagem de um menino por terra desconhecida, onde encontrou uma flor.

Leituras emparelhadas entre o pré-escolar e o 1º ciclo na JPG

Por mdeusgoncalves | Qui, 2024-11-14 14:40
i

Na escola José Pinheiro Gonçalves, nos dias 5 e 12 de novembro, no âmbito do Projeto "Livros... em viagem", as turmas V2A e V3B deslocaram-se aos grupos do pré-escolar para partilhar com os mais pequenos um momento de leitura e de criatividade. Discentes e docentes empenharam-se com vontade e alegria, fazendo desta atividade um verdadeiro sucesso cooperativo. Trata-se de promover a partilha, a colaboração, a atenção, a dramatização, a declamação, a expressividade e a leitura em voz alta.

As Nossas Hortas

Por paulacosta | Sáb, 2024-06-29 00:57
As nossas  hortas

Na JI Escola Básica José Pinheiro Gonçalves cresceu uma horta, onde os alunos colocaram sementes na terra e cresceram plantas vigiadas pelos espantalhos que assustaram a passarada. 

Palácio da Brejoeira " Vinhas e Jardins"

Por paulacosta | Sáb, 2024-06-29 00:34
Os jardins da Brejoeira

Os alunos da JI Escola Básica José Pinheiro Gonçalves, foram conhecer os encantos dos jardins estilo Inglês do Palácio da Brejoeira onde descobriram um bosque com espécies exóticas como araucárias, cedros-do-atlântico e sequóias, uma pequena ilha, grutas e uma ponte ao estilo romano. As suas vinhas são outra riqueza do Palácio que produzem desde 1976 Vinho Alvarinho.

V2C - Poema

Por mdeusgoncalves | Qui, 2024-05-09 12:40
i

A girafa que comia estrelas

A girafa com o seu pescoço
chegava até às estrelas.
Enquanto procurava os anjos,
aproveitava para comê-las.

Ela encontrou uma amiga
que se chamava Margarida.
Com a sua amizade,
ela soube o que era bondade.

Na savana tudo perdeu a cor.
Há três meses que não chovia,
mas as duas juntas com muito amor,
fizeram com que voltasse a alegria.