Boletim Informativo

Leitor do Ano 2023

...Segundo as regras do Concurso “Leitor do ano”, será atribuído um diploma e um prémio simbólico aos alunos que maior número de requisições de empréstimo domiciliário fizerem ao longo do ano, nas várias bibliotecas do agrupamento.

Ler é um ato mágico que abre portas a um mundo de novas descobertas.

Boas leituras!

PDF icon leitor_ano_23.pdf

Blogue “OS MEUS LIVROS”

... Não existiríamos sem vocês, uns sem os outros. Porque insistimos, porque persistimos, porque acreditamos que contribuímos, de algum modo, para uma ocupação saudável dos tempos livres - “Mente vazia, oficina do diabo!”- para o desenvolvimento intelectual da nossa massa educativa, “obrigando” a ler, a pensar o que escrever, como escrever, que palavras, que pontuação, que sentido critico, que lógica de pensamento, que criatividade no texto para estimular outros à leitura...

Programa de Promoção de Competências da Linguagem na Biblioteca Escolar

Durante o mês de outubro, deu-se início à implementação do Pim Pam CLum - Programa de Promoção de Competências de Linguagem, da autoria de Tiago Rodrigues e Catarina Mangas (2021).  A primeira sessão, intitulada “As cores”, foi dinamizada em todos os grupos de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção. Cada sessão resultou de uma parceria entre a professora bibliotecária, a terapeuta da fala - Vânia Brito - e as educadoras do pré-escolar,  no espaço das Bibliotecas Escolares.

Leitura Orientada na Biblioteca Escolar

Nas escolas básicas de Vale do Mouro, Mazedo e José Pinheiro Gonçalves, a professora
bibliotecária, em colaboração com os docentes titulares e os docentes da equipa, têm orientado sessões de leitura integral de várias obras. Até à data, os alunos contactaram com O coelhinfo branco de António Torrado, O elefante cor de rosa de Luísa Dacosta, O senhor do seu nariz de Álvaro Magalhães.
Cada sessão é desenvolvida em quatro fases:
1- Pré-leitura e oralidade, através da apresentação de uma caixa literária com objetos

Concurso Jovens Talentos na área da Fotografia, Short Vídeo e Expressão Escrita

O Concurso Jovens Talentos na área da Fotografia, Short Vídeo e Expressão Escrita, desenvolvido no âmbito do projeto Cultura para Todos, é organizado pela Casa dos Rapazes, em parceria com A CIM Alto Minho.

A iniciativa desafia os jovens dos 10 concelhos do Alto Minho, com idades entre os 14 e os 20 anos, a inspirarem-se em projetos de música tradicional da região e a apresentarem obras originais e inéditas, através da fotografia, de um short vídeo ou da expressão escrita.

O regulamento segue em anexo.

Este pode, também, ser consultado no site da Casa dos rapazes em: https://www.casarapazesviana.pt/.

Concurso Nacional de Leitura 16.ª edição

O objetivo do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

A 16.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre o dia 12 de outubro de 2022, data oficial de abertura, e o dia 3 de junho de 2023, dia da grande final.

Consulta o regulamento, que segue em anexo, e participa!

As bibliotecas apresentaram-se...

No mês de setembro, os professores bibliotecários realizaram as habituais visitas guiadas às bibliotecas para aos alunos que irão frequentar pela primeira vez estes espaços.

Pretendemos que estas visitas levem os alunos, e os outros elementos de comunidade educativa, a frequentarem a biblioteca, a consultarem a documentação lá existente, a utilizarem os seus serviços, desenvolvendo, assim, a sua capacidade de estudo autónomo e despertando nestes jovens a paixão pelos livros e pela leitura...

Pages