Por cristinavaz | Seg, 2025-02-03 19:46
GNR

Com o intuito de sensibilizar os alunos mais novos para a problemática do Bullying, Cyberbullying e violência em meio escolar, a coordenação da EB Deu-La-Deu Martins decidiu diligenciar, junto da Equipa da Escola Segura da GNR, a realização de sessões, destinadas aos alunos do 5º e 6º anos, para que abordassem esta temática.

Nas sessões, dinamizadas pelos militares da GNR, foram transmitidas diversas informações, sugerida a mudança de alguns comportamentos e promovida a reflexão sobre atitudes do quotidiano, para dotar os alunos de ferramentas que os protejam em contexto escolar e fora dele.

Sessão

Dos ensinamentos que deixaram, retivemos que a violência pode ser ativa ou passiva, verbal, psicológica ou física. Há relações violentas entre indivíduos, mas também ambientes violentos que afetam outras pessoas de forma indireta. Tudo isto foi explicado de uma forma sublime aos discentes.

Nas inúmeras interações com os militares da GNR, ao longo das sessões, os alunos foram expondo dúvidas e/ou dando exemplos de hipotéticos casos, para obterem as suas opiniões.

O foco principal das sessões foi o incentivo à resolução dos conflitos de forma pacífica, com recurso ao diálogo e não à violência. Todas as crianças têm direito de crescer em segurança, num clima de tranquilidade, sem medos nem receios. É obrigação de cada um de nós tornar esse direito numa realidade.

Esta ação de sensibilização culminou com a realização de uma atividade comemorativa do Dia Escolar da Não Violência e da Paz, no dia 30 de janeiro, que envolveu todas as turmas da escola, do 5º ao 8º ano de escolaridade. No âmbito desta atividade realizada no campo polidesportivo, sucessivamente, o representante de cada turma leu uma mensagem/slogan a favor da Não Violência e da Paz, enquanto todas as turmas, de forma ordenada, foram construindo um laço humano. Também contribuíram com mensagens, nesse sentido, o presidente do Conselho Geral, uma representante dos Assistentes Operacionais e o militar da Escola Segura, João Melo.

Laço1

Após a leitura de todas as mensagens e conclusão do laço, foram libertadas dezenas de pombas, sublinhando o apelo a valores como a paz, o respeito, a tolerância e a harmonia em toda a comunidade escolar.

Pombas

Agradecemos, sinceramente, a colaboração dos militares da GNR, João Melo, Carla Ferreira, Luís Fernandes, Nélson Silva, da Escola Segura, por todo o empenho, dedicação e disponibilidade demonstrados para cooperar com a nossa escola e à União Columbófila de Monção pela participação nesta atividade.

A Coordenação da Escola Deu-La-Deu Martins