Já se deu início ao projeto que envolve a educação pré-escolar e o 1º ciclo. As atividades têm sido dinamizadas de forma cooperativa, pelos professores bibliotecários e por todos os docentes envolvidos neste trabalho colaborativo que visa a promover o sucesso escolar e educar para as literacias da leitura.
A biblioteca constitui um espaço de abertura, rico em recursos de aprendizagem, que funciona como uma extensão multifuncional da sala de aula, participando nas atividades letivas. No pré-escolar, a atividade “Conversa com livros” está a decorrer com o envolvimento da família. São disponibilizados, em cada sala de aula, os livros que vão viajar até casa.
A atividade “Mais consciência na educação” também já está a ser desenvolvida e encontra-se programada até ao final do ano letivo, em todos os jardins de infância do agrupamento. Uma vez que a promoção do aprender a fazer, a conhecer e a viver com outros vai de mãos dadas com o aprender a ser e com o autoconhecimento, todos os grupos do pré-escolar terão acesso a sessões focalizadas no desenvolvimento das linguagens corporal, emocional e interpessoal, que promovem a calma, a atenção, a concentração, a imaginação e a criatividade. Cada sessão funciona como um apoio à aprendizagem.
A atividade “Leituras emparelhadas” está programada até final do ano letivo e a primeira sessão realizar-se-á no fim do mês de outubro. Realizar-se-ão, mensalmente, trocas de leitura entre pares de turmas da mesma escola e de anos de escolaridade diferentes.
Além deste projeto, neste primeiro período, cada turma do 1º ciclo tem vindo à biblioteca com o docente titular e tem-se procedido ao empréstimo domiciliário. Já se contaram histórias de forma orientada, privilegiando-se as obras do Plano Nacional de Leitura e as recomendadas para Educação Literária, nomeadamente "O coelhinho branco" de António Torrado, "O Elefante cor-de-rosa" de Luísa Dacosta, "O senhor do seu nariz" de Álvaro Magalhães. Os mais pequenos criaram ilustrações, os mais velhos realizaram atividades de leitura e de escrita orientada; todos exprimiram reflexões e opiniões.
Os professores bibliotecários,
Maria de Deus Gonçalves e Fernando Magalhães