Por isabeltemporao | Qui, 2025-03-20 16:16
Sinais de alerta da Violência no Namoro

Em fevereiro, mês do Dia dos Namorados, o Projeto PES/Haja Saúde promoveu ações de sensibilização sobre a violência no namoro. Uma das atividades contou com a colaboração da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora. As turmas do 9.º ao 12.º ano foram incentivadas a refletir sobre os sinais de alerta e a progressão de comportamentos abusivos nas relações de namoro e tiveram a oportunidade de preencher um breve questionário para avaliar a presença desses sinais nas suas experiências pessoais, promovendo uma maior consciência sobre o tema. Para reforçar a mensagem, foram afixados cartazes nos locais mais frequentados pelos alunos, contendo informações essenciais sobre os sinais de alerta da violência no namoro.

Paralelamente, a campanha digital "Namorar é...", em parceria com a Associação de Estudantes, abordou respeito, confiança e prevenção de abusos, gerando grande interação entre os jovens.

Campanha digital sobre violência no namoro

Dados recentes indicam que a violência no namoro continua a ser um problema significativo. O Estudo Nacional sobre Violência no Namoro de 2025, realizado pela União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), revela que quase 70% dos jovens admitem ter sofrido algum tipo de violência no namoro, e 75% consideram normais certos comportamentos abusivos, como o controlo do telemóvel do parceiro. Estes números evidenciam a necessidade urgente de educação e sensibilização sobre o tema.

A violência no namoro é um crime público e deve ser denunciada. Com estas ações, pretende-se dotar os alunos de ferramentas para reconhecer sinais de alerta e promover relações saudáveis.

Fontes: