
Nos dias 26 de fevereiro e 11 de março, realizaram-se 7 sessões do Workshop de Suporte Básico de Vida, uma em cada escola do Agrupamento. Tal como no ano passado, as sessões foram dinamizadas por uma equipa conjunta de formadores dos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MONÇÃO, os bombeiros Samuel Reis e Andreia Lima e da SUBZONE-SEARCH AND RESCUE TEAM, o Enf. Ivo Fernandes e tiveram como participantes Alunos do 3º ao 12ºano, para além de Professores e Assistentes Operacionais.
Os formadores, que adequaram a linguagem e o aprofundamento das questões ao público que encontraram em cada escola, transmitiram informação acerca da Cadeia de Sobrevivência: Ligar 112; Reanimar; Desfibrilhar; Estabilizar, realçando que apenas 50% dos elos desta cadeia dependem de intervenção especializada. Os dois primeiros elos, Ligar 112 e Reanimar, fundamentais para aumentar a probabilidade de sucesso no socorro, competem a quem se depara com uma situação em que a vítima se encontra em paragem cardiorrespiratória.
Numa primeira parte mais teórica, fizeram referência ao Algoritmo de Suporte Básico de Vida (SBV): Condições de segurança; Estado de consciência; Permeabilizar a via aérea; Ver, Ouvir e Sentir; Ligar 112; 30 Compressões; 2 Insuflações e explicaram os procedimentos a adotar em cada uma destas fases. Ressalvaram que, em caso de indisponibilidade pocket mask, dispositivo de proteção para realizar as insuflações, as compressões deverão ser realizadas de forma ininterrupta.
Nesse sentido, realçaram a necessidade de garantir as condições de segurança a quem vai prestar o socorro, expuseram o modo como se verifica o estado de consciência da vítima e mencionaram as informações que devem ser prestadas quando ligamos para o CODU (112), que são as seguintes: identificação de quem efetua a chamada; localização exata da ocorrência; descrição sumária da situação/acontecimento; caraterização da vítima e do estado em que se encontra.
Numa segunda parte mais prática, depois de fornecerem as instruções necessárias sobre a correta execução de manobras de suporte básico de vida a vítimas em paragem cardiorrespiratória e colocação da vítima em posição lateral de segurança (PLS) e sobre a prestação do socorro adequado em casos de obstrução da via aérea ligeira e grave, os participantes puderam aplicar as aprendizagens e competências básicas adquiridas.
As sessões decorreram de forma muito dinâmica e interativa, com grande envolvimento dos participantes, proporcionando momentos de trabalho colaborativo, esclarecedores e construtivos para todo o grupo, dotando de alguma capacitação todos os que tiveram o privilégio de participar.
O promotor da atividade, a Direção do AEM e as Coordenações dos Estabelecimentos agradecem aos Bombeiros Voluntários de Monção e à SUBZONE-Search And Rescue Team pela disponibilidade e pela forma como dinamizaram estas sessões no AEM, considerando também os feedbacks muito positivos que as mesmas mereceram por parte dos participantes.
NOTA: Em anexo poderão apreciar mais alguns momentos da dinâmica das sessões.
Anexo | Tamanho |
---|---|
Fotos_Workshop_SBV_26Fev2025.pdf (2.18 MB) | 2.18 MB |
Fotos_Workshop_SBV_11Mar2025_0.pdf (6.13 MB) | 6.13 MB |