
O Município de Monção vai, uma vez mais, promover a campanha “𝗥𝗼𝗹𝗵𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲𝗶𝘅𝗮𝗺 𝗺𝗮𝗿𝗰𝗮”, numa parceria com a Quercus que alia a educação ambiental à preservação da floresta autóctone portuguesa.
Integrada no projeto “Green Cork”, esta campanha tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a importância da reciclagem de rolhas de cortiça — um gesto simples, mas com grande impacto na sustentabilidade e reflorestação do nosso território.
Assim, o concurso “𝗥𝗼𝗹𝗵𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲𝗶𝘅𝗮𝗺 𝗺𝗮𝗿𝗰𝗮 – Edição 2025” premiará os grupos/turmas participantes que recolherem e entregarem mais rolhas. Serão distribuídas caixas para o armazenamento das rolhas, de modo a serem atribuídas a todos os grupos do pré-escolar e todas as turmas do 1.º ao 12.º ano. Antes do término do ano letivo, e em data a combinar, serão recolhidas escola a escola. Os vencedores serão distinguidos com uma placa identificativa, com o nome da turma e da escola correspondente, que será colocada numa área de plantação de carvalhos-alvarinho e sobreiros, contribuindo, desta forma, para a proteção da nossa floresta nativa. A entrega dos prémios terá lugar no dia 5 de julho, durante a Feira do Alvarinho de Monção 2025, entre as 16h00 e as 18h00, e estará a cargo de António Barbosa, Presidente da Câmara Municipal de Monção, e Pedro Sousa, Coordenador dos projetos “Green Cork, Floresta Comum e Aldeias SuberProtegidas” da Quercus.