Por Helena Esteves | Seg, 2023-04-17 16:29
Semana Ubuntu 23
Na última semana de aulas do 2º período, de 27 a 31 de março, concretizou-se a 2ª Semana Ubuntu da ESM com um grupo de 28 jovens, dos 9º, 10º e 11º anos. Este projeto é recomendado pela DGE e promovido pela Academia de Líderes Ubuntu (ALU - Escolas) do IPAV - Instituto Padre António Vieira, que capacitou a equipa de Educadoras Ubuntu da ESM, através de formação específica. A metodologia Ubuntu visa o desenvolvimento de competências sócio-emocionais, designadas como pilares do método Ubuntu: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço
conceito Ubuntu significa que “EU SOU, PORQUE TU ÉS”, ou seja, “EU SÓ POSSO SER PESSOA ATRAVÉS DAS OUTRAS PESSOAS” e materializa-se na ética do cuidado (cuidar de mim, do outro, do planeta), na liderança servidora (a liderança colocada ao serviço dos outros, num compromisso onde a dignidade humana seja sempre defendida e respeitada) e na construção de pontes (promoção da dignidade, respeitando os valores da justiça, da solidariedade e da reconciliação e derrubando barreiras). Estas potencialidades foram-se edificando e consolidando, ao longo da semana, através de atividades diversificadas, de educação não-formal. Os jovens iniciaram a semana com alguma timidez e inibição (o conhecimento era escasso), foram estabelecendo reflexões, opiniões e relações de empatia, de cumplicidade, de entreajuda e até, de amizade. O grupo terminou a semana em ambiente de alegria e à vontade, com a nostalgia do fim mas com a promessa de que os laços serão para manter, nomeadamente, através do Clube Ubuntu. Os membros deste clube irão por em prática os ensinamentos e competências com que se capacitaram, através de ações que eles considerarem pertinentes no contexto do Ubuntu.
A Semana Ubuntu concretizou-se com o apoio logístico do Município, que cedeu as valências da Biblioteca Municipal e contou com a presença da Senhora Vereadora da Educação, Dra Daniela Fernandes e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Monção, Prof. Sérgio Gonçalves, nos momentos de abertura e de encerramento. No primeiro dia, as alunas Rebeca Vieites e Tiantian Jiang (Líderes Ubuntu do grupo de 2022), estiveram presentes nas boas vindas ao novo grupo e todos os dias, mais visitas dos outros colegas do grupo ALU - 2022 aconteceram, sempre com a saudade nas palavras e o brilho nos olhos.
Além disso, foram convidados de honra os ex-alunos da ESM, Tânia Esteves e Ivo Fernandes, que com toda a simpatia e disponibilidade transmitiram os seus testemunhos e experiências de "ultrapassar obstáculos" e "construção de pontes". Com interesse e curiosidade, o grupo interiorizou e apreciou as vivências dos convidados, aos quais deseja muitos sucessos para a continuidade das suas "vidas Ubuntu".
Agora, resta estar atento/a, pois a filosofia Ubuntu já conta com 56 Líderes Servidores e 5 Educadoras Ubuntu no AEM... 
EU SOU, PORQUE TU ÉS!