Por marcoept | Sex, 2021-03-26 09:04

No dia 24 de março 2021, decorreu uma atividade ecológica no estaleiro da Junta de Freguesia de Tangil, por iniciativa do Presidente do Conselho Diretivo dos Baldios da freguesia de Tangil, José António Vasques Rodrigues.

Esta atividade teve início por volta das 9.30h e prolongou-se ao longo da manhã. Realizou-se em parceria com a junta de freguesia de Tangil e a escola Básica do Vale do Mouro e consistiu na plantação de um viveiro de plantas no estaleiro da junta de freguesia, para apoiar a arborização dos espaços da freguesia.

[[{"fid":"4104","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"class":"media-element file-default","data-delta":"1"}}]]

Para participar na plantação, o presidente dos Baldios, convidou os meninos do pré-escolar da Escola Básica do Vale do Mouro e as respetivas educadoras, a participar nesta iniciativa. Estiveram presentes no local as 2 turmas dos meninos dos jardins-de-infância, as respetivas educadoras, a Coordenadora da Escola Básica do Vale do Mouro, a Coordenadora do Projeto Eco-escolas e a Vereadora da Educação do Município, professora Natália Rocha.

Este viveiro de plantas surgiu na sequência do interesse do Conselho Diretivo dos Baldios da freguesia de Tangil pelas questões ambientais. A conservação e ampliação das coberturas vegetais em áreas desmatadas e a necessidade de rentabilizar os recursos naturais e promover boas práticas ambientais.

As plantas, árvores e pequenos arbustos foram colocadas no espaço amplo do estaleiro da junta, podendo usufruir de uma terra boa e fértil, local ensolarado e com água em abundância para irrigação. Fizeram-se buracos na terra, colocou-se adubo, plantaram-se diversas espécies de árvores de fruto e arbustos, e regou-se. Os canteiros ficaram compostos com medronheiros, cerejeiras e vários arbustos. As crianças arregaçaram as mangas e participaram entusiasticamente em todas as tarefas com a ajuda dos adultos. As professoras e os demais adultos presentes dinamizaram uma verdadeira aula de estudo do meio, ao ar livre. Falou-se da primavera e abordaram-se conceitos tão simples como a importância das árvores que nos fornecem o oxigénio, a sombra e os frutos. Falou-se ainda da constituição das árvores, a função das raízes, a importância do substrato e da água.

[[{"fid":"4106","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"3":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"class":"media-element file-default","data-delta":"3"}}]]

As crianças colocaram muitas perguntas, fizeram comentários e ouviram cheias de curiosidade, toda a informação que estava a ser partilhada. A atividade decorreu ao longo de toda a manhã, num ambiente alegre e de boa disposição.

O Presidente do Conselho dos Baldios da junta de freguesia de Tangil, ofereceu também à Escola Básica do Vale do Mouro alguns arbustos para embelezar a escola e esta ficar ainda mais “verde” e bonita!

A Srª Vereadora da Educação, professora Natália Rocha, felicitou todos pela iniciativa, sublinhando a importância das atividades ao ar livre para as crianças, as suas aprendizagens e o seu desenvolvimento. As educadoras também tiveram uma atenção muito particular na organização das crianças, formando pequenos grupos, respeitando as regras de higienização e segurança em vigor, na escola, neste tempo de pandemia.

As crianças comprometeram-se a visitar regularmente o viveiro, regando e acarinhando as árvores e as plantas. Parabéns a todos os participantes!

Prof. Inês