Por Carmo Pereira | Qua, 2024-02-28 15:24
painel

O Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas de Monção (PCA) tem sido desenvolvido, na Escola de Pias, em parceria entre a escola e a comunidade e em articulação com outros projetos, nomeadamente o Projeto Eco-Escolas e o Projeto Escola Sem Fronteiras.

No atual contexto, em que as escolas do nosso Agrupamento se abrem para alunos oriundos dos mais diversos países e reconhecendo que a identidade de um povo se manifesta através da cultura, das artes e das crenças, assim como a importância desses elementos na evolução das mentalidades e na resposta às necessidades sociais contemporâneas, trabalhou-se o tema do PCA numa perspetiva interdisciplinar e multicultural. Desenvolveram-se atividades no âmbito do DAC “Multiculturalidade”, em articulação com todas as crianças do 1º ciclo e do ensino pré-escolar. Escolheu-se um conjunto de países de onde os alunos desta escola são oriundos e cada turma/grupo pesquisou e realizou trabalhos sobre um desses países (bandeira, cultura, trajes típicos, etc). Por fim, elaborou-se um painel coletivo que se expôs no átrio da escola.

O culminar destas atividades foi o desfile de Carnaval, no qual cada turma foi disfarçada com o traje típico do país escolhido. Valorizando as nossas tradições, o Carnaval tradicional não foi esquecido, tendo-se realizado um baile, no qual as crianças tiveram a oportunidade de se fantasiar conforme a sua preferência e criatividade. Viveram-se momentos de diversão, descontração e convívio entre professores, assistentes operacionais e crianças. 

Com estas atividades pretendemos, não apenas valorizar as tradições e costumes, mas também promover o respeito mútuo e a compreensão intercultural, criando um ambiente acolhedor e diversificado, onde todos se sintam incluídos e respeitados.

                                                                Os professores da Escola Básica de Pias

 

Anexo Tamanho
Notícia Carnaval_pias_2023.pdf (315.6 KB) 315.6 KB