Enquadradas na atividade “Leituras emparelhadas”, no dia 5 de dezembro, duas iniciativas envolveram todas as turmas do ensino básico. No 1º ciclo, meninos e meninas encontraram-se na sala 10 para entrar na história "O mapa das mil cores", cujo texto e ilustração são da autoria das turmas T2A e T3A orientadas pelas docentes Ana Paulino e Anabela Carvalho. A casinha colorida e o conto remetem para a interculturalidade e este foi o tema escolhido para este dia, um assunto atual e atemporal que une espaços e nos transporta para o sonho duma Terra colorida e pacífica... um Mundo Novo.
As turmas do 2º e 3º ciclos aliaram a poesia à ciência, trocando leituras de poemas de António Gedeão. Fechou-se o momento com a audição da “Pedra Filosofal” de Manuel Freire... e o sonho permanece, pois acreditamos que só assim o mundo pula e avança.
A Semana da Ciência e da Tecnologia inclui o Dia Nacional da Cultura Científica, estabelecido a 24 de novembro em homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência, Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data. Rómulo de Carvalho escreveu com o pseudónimo de António Gedeão. O Dia Nacional da Cultura Científica foi estabelecido em 1996, tendo a celebração da cultura científica sido alargada a uma semana no ano seguinte. Dando continuidade às atividades dinamizadas no Agrupamento no âmbito da comemoração da semana da Cultura Científica, a professora coordenadora do Clube de Ciência Divertida, Cidália Pinto, e a professora Bibliotecária juntaram-se nesta missão de divulgação da Ciência e da Literatura.







