No âmbito do Projeto Cultural de Escola, integrado no Plano Nacional das Artes, as turmas dos 5º e 6º anos desenvolveram ao longo deste ano letivo o tema «Legado Cultural de Monção».
Com o objetivo de abranger diversas temáticas, o projeto dividiu-se em dois subtemas: «Animais Autóctones», trabalhado no 5.º ano, e «Plantas Autóctones» e Tradições, no 6.º ano. As atividades incluíram pesquisas sobre a fauna e a flora regionais, bem como sobre as tradições orais e a cultura local.
Entre as atividades realizadas, destaca-se a visita à Casa do Linho, em Moreira, onde os alunos conheceram todo o processo de transformação do linho em tecido. Foi também efetuada uma recolha de danças e cantares tradicionais, posteriormente trabalhada nas aulas de Educação Musical e Educação Física, com a colaboração da Academia de Música de Monção. Os alunos produziram ainda trabalhos, desenhos e maquetes nas disciplinas de Educação Visual, Ciências Naturais, Português e HGP.
No dia 11 de junho realizou-se, no espaço exterior da Escola DLDM, o espetáculo final e a exposição dos trabalhos produzidos ao longo do ano, complementada por um espólio de materiais e instrumentos de trabalho recolhidos junto de particulares. O espetáculo integrou canto, danças folclóricas («Regadinho», «Erva Cidreira» e «Carrasquinha»), declamação de poemas, entoação de pregões e representações («As Moucas», «Zé Pacóvio», «As Feiticeiras de Crasto»), bem como entrevistas sobre profissões tradicionais.
O evento contou com a presença dos utentes do Centro Paroquial de Pias e da ERPI da Santa Casa da Misericórdia de Monção, recebidos e acompanhados pelos alunos, promovendo um significativo encontro intergeracional.
Este projeto reafirma o compromisso da escola com a preservação das memórias e da identidade cultural local, acreditando que conhecer e valorizar as nossas raízes é fundamental para compreender o presente e fortalecer o futuro.
A Coordenadora PCE, Célia Conde
e a Coordenadora EBDLDM, Ana Cristina Vaz



