Por Magalhães | Seg, 2023-03-20 09:54
Odete3

Foi com grande alegria e curiosidade que os nossos alunos das turmas B, C, D e E do 11º ano de escolaridade receberam a Dra. Odete Barra, no dia 9 de março, no âmbito da atividade “Conversas Palacianas”, em articulação com a exposição “Eça de Queirós vida e obra” e os conteúdos curriculares dos programas de Português.

Esta ação esteve integrada na Semana da Leitura 2023, que decorreu entre os dias 6 e 10 de março, e durante a qual se realizaram um conjunto variado de atividades nos diferentes espaços das escolas do nosso agrupamento que envolveram, como habitualmente, todos os departamentos curriculares em articulação com a Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal.

Odete Barra transportou os alunos para a grandiosidade e beleza do Palácio da Brejoeira, para a suas majestosas capela e biblioteca, para as suas amplas salas com ricas pinturas, para a decoração dos quartos, para o museu, para o mobiliário luxuoso e para a rara beleza da natureza que o rodeia. Abordou, também, a forma como eram recebidas figuras ilustres – fidalgos e homens de letras, de Monção e das redondezas, de Portugal e da Galiza. Estes hóspedes passavam e pernoitavam, alojando-se, por vezes, durante dias. Comia-se e bebia-se. Trocavam-se ideias, ouviam-se obras musicais e isto denota bem o nível cultural da vida palaciana que então aí se vivia.

Este ambiente cultural que era comum na época nas grandes cidades, também chegou na Monção, embora com alguns anos de atraso. O que se vivia na capital cosmopolita do tempo queirosiano, viveu-se em Monção cerca de 60 anos mais tarde. Afinal, foi o tempo que levou a chegar a este território esse cosmopolitismo.

Constituiu esta atividade um momento de confluência entre as narrativas de Os Maias, suas vivências, tempos de encontros e desencontros e os áureos tempos da vida palaciana no Palácio da Brejoeira.

 

 

O professor bibliotecário

Fernando Magalhães