Por fernandooliveira | Ter, 2023-11-21 14:57
p

Tendo em consideração a importância de um ensino centrado no trabalho colaborativo e em projetos interdisciplinares que promovam o espírito crítico, a curiosidade científica e a reflexão, os docentes da Escola Básica de Pias proporcionaram às crianças finalistas do pré-escolar e aos alunos do 2.º ano de escolaridade a oportunidade de participarem numa atividade de articulação, na Biblioteca Escolar e na sala do Clube Ciência Viva.

pp

Fez-se a leitura e exploração da obra “Os ovos Misteriosos”, de Luísa Ducla Soares.  Entre outras qualidades, esta história promove a igualdade e a inclusão, através do amor incondicional da personagem principal, a galinha, pelos seus filhos tão diferentes: o crocodilo, a serpente, a avestruz, o papagaio e o pintainho.

Depois de se refletir e debater sobre os ensinamentos e os valores transmitidos por esta história, realizaram-se trabalhos diversos sobre a mesma.

ppp

Os “ovos misteriosos” desta galinha serviram de mote para a realização de uma atividade experimental, no âmbito do Clube Ciência Viva, onde as crianças/alunos tiveram a oportunidade de perceber o que acontece à casca dos ovos quando são colocados em vinagre.

ppp

Registaram as ideias prévias, aguardaram dois dias, verificaram o que aconteceu à casca dos ovos e, finalmente, tiraram as conclusões.

p

Foi com grande entusiasmo e alegria que os participantes se envolveram nestas atividades. 

 

                                                                                                           

              As professoras