Finalmente, a esperada Semana Ubuntu da ESM aconteceu de 28 de março a 01 de abril, com a participação de 30 alunos do 9º, 10º e 11º anos. As atividades foram implementadas pelas Educadoras Ubuntu da ESM (apoiadas por um Animador do IPAV), com o apoio logístico do Município, que cedeu as valências da Biblioteca Municipal.
Ubuntu significa, na sua essência, “tornar-se pessoa” e o projeto, abraçado com curiosidade e expetativa pelos nossos alunos, visa, essencialmente, desenvolver as competências socio-emocionais dos jovens, designados como pilares do método Ubuntu, nomeadamente o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço, que lhes permitam exercer a sua cidadania enquanto líderes servidores, que se orientam por uma ética do cuidado (cuidar de si, cuidar dos outros e cuidar do planeta) e pela capacidade de construir pontes, reforçando o capital social das comunidades onde se inserem e do mundo de que fazem parte.
Cada dia da Semana Ubuntu teve um significado distinto com enfoque em alguns dos pilares do método Ubuntu, concretizando-se dinâmicas diversificadas e apelativas, em abordagem participativa, experiencial e relacional e com recursos lúdico-pedagógicos variados. Durante a semana, o grupo teve a satisfação de receber os alunos do 12º ano, Flávia Domingues, Carlos Afonso e Duarte Fernandes que trouxeram o precioso testemunho “construir pontes” (2º dia) e ainda, no 3º dia, a convidada Catarina Leite com o magnífico testemunho “superar obstáculos”. Os alunos interiorizaram as palavras dos convidados e foram curiosos na procura de mais sabedoria, com respeito e muita admiração. No último dia da semana, o convidado musical Jesús Carrazoni presenteou os intervenientes com melodias de serenidade e calma.
A Semana Ubuntu foi intensa e intensiva, exigiu rigor no cumprimento de regras de convívio e de trabalho e o grupo, em que poucos se conheciam inicialmente (a descoberta foi acontecendo ao longo da semana), articulou de forma exemplar e todos se envolveram ativamente nas diversas dinâmicas, empenharam-se e caminharam, sem críticas nem julgamentos, juntos, lado a lado, a passos firmes rumo a cada meta. Em cada curva do caminho, foram-se debelando dúvidas e receios, gerindo emoções, encontrando sentimentos, estabelecendo reflexões, reconhecendo líderes e exemplos, descobrindo os outros e valorizando a si mesmos e aos outros.
Com a nostalgia do fim da Semana Ubuntu no olhar de todos (participantes e educadoras), certificaram-se os novos líderes da Academia de Líderes Ubuntu (entrega dos certificados e da t-shirt) e inaugurou-se o Clube Ubuntu da ESM, com a certeza absoluta do marco inolvidável que esta semana foi na vida de todos os que dela fizeram parte e do compromisso numa mudança magnífica, na vida de todos e para todos à volta…Aguardem os novos Líderes Ubuntu! Andarão por aí, atentos…
EU SOU, PORQUE TU ÉS!
Testemunhos de alunos participantes:
" O quão importante é conhecer a si mesmo e as pessoas à sua volta, aos poucos nós aprendemos que todos somos mais pessoas do que pensávamos que seríamos, essa semana sem dúvida foi reveladora e a Academia Ubuntu, tudo o que eu tenho é gratidão, por ter mostrado a mim que posso ser mais pessoa.”
" Aprendi a pensar e a refletir primeiro antes de falar ou agir. A valorizar-me a mim próprio e que a união faz a força.”
" Esta experiência comoveu-me muito melhorei tanto mentalmente. Foi incrível como esta experiência UBUNTU me mudou tanto.”
“O Ubuntu para mim foi uma experiência inesquecível, descobri mais sobre mim e como posso fazer para ajudar outras pessoas, hoje sei que sou um líder Ubuntu e que todos nós podemos ser pessoa”
“Adorei esta experiência, espero continuar com esta filosofia e que possa atingir o maior número de pessoas possível. Nunca mais me vou esquecer desta semana, obrigada por tudo.”
“Adorei esta experiência. Mudou a minha forma de ver a vida e espero que mais pessoas tenham a oportunidade de participar neste projeto e se sentirem tão bem como eu me sinto no final desta semana Ubuntu.”
“A experiência foi mais gratificante do que esperava. Foi uma semana diferente em todos os aspectos e superou as minhas expectativas”
Consulte aqui o vídeo da 1ª Semana Ubuntu - 2022: