A pedido do Município, segue a seguinte informação:
Para, de alguma forma, agilizar a obtenção dos Passes Sub 18+TP e Sub 23+TP, implementamos na nossa página on-line um formulário próprio para o efeito. Os interessados poderão aceder ao formulário através dos atalhos disponíveis na área dos transportes em www.avic.pt, ou através da seguinte ligação direta: https://www.avic.pt/2025/
Os pedidos on-line têm a vantagem de evitar que o utilizador tenha de se deslocar à bilheteira para pedir o Passe tendo ainda, em determinadas circunstâncias, de voltar noutro dia para o levantar. Assim, basta fazer o pedido on-line escolhendo a bilheteira da sua preferência para levantar o Passe. O passageiro será informado quando o Passe estiver pronto.
Todas as instruções essenciais estão contempladas nessa página criada para este efeito. No entanto, aproveitamos esta oportunidade para esclarecer desde já:
- O aluno que já solicitou o passe Sub 18+TP no decorrer do ano letivo anterior continua com o passe válido e não precisa fazer rigorosamente nada até atingir os 19 anos de idade.
- O aluno que ainda não solicitou o passe Sub 18+TP tem, obrigatoriamente de o fazer. O Passe Estudante até agora utilizado não será válido.
- O aluno que já é detentor do Passe Sub 23+TP tem de revalidar o seu direito ao mesmo apresentando, nas nossas bilheteiras, o certificado de matrícula para o ano letivo 2024/2025.
- O passe Sub 18+TP/Sub 23+TP é pago às operadoras pela Comunidade Intermunicipal com verbas transferidas do IMT. A Portaria nº 7-A/2024 determina que os passes sejam pagos de acordo com a sua utilização. Por cada viagem realizada pelo aluno, a operadora recebe 10% do valor do passe até atingir as 10 viagens. A partir das 10 viagens a operadora recebe a totalidade do valor do passe. Como tal, é imprescindível que todos os alunos tenham o passe desde o primeiro dia de aulas, caso contrário, terão de pagar bilhete em cada viagem.
- O passe Sub 18+TP ou Sub 23+TP têm um custo de emissão de 5,00€ (50% do custo de emissão do Passe Social).