Por Magalhães | Qua, 2024-10-16 17:17
Camões

As comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões decorrerão, a nível nacional, entre os dias 10 de junho de 2024 e 10 de junho de 2026 e as bibliotecas escolares serão parceiras na dinamização das diversas atividades.

Dada a importância do seu legado e a sua influência através dos tempos, o registo e envolvimento das escolas no conhecimento mais profundo acerca de Camões e da sua obra impõe-se. Assim, e após articulação com diversos professores, as bibliotecas escolares propõe-se dinamizar as seguintes atividades:

- Concurso “Camões… em voz alta” – concurso de leitura, que envolverá as turmas dos 5.º, 6.º e 10º anos de escolaridade, a desenvolver durante o 2.º período, nas aulas de Português, terminando na biblioteca escolar na Semana da Leitura 2025

- “Camões - Leitura síncrona” – Leitura em voz alta de textos de Camões, adequados ao nível etário dos alunos, no dia 23-01-2025, no início da 1.ª aula da manhã. Esta leitura será feita por um aluno ou professor de qualquer disciplina.

- “In Memoriam” – Exposição de trabalhos realizados pelos alunos, envolvendo os departamentos curriculares de Línguas e de Expressões. O formato do trabalho a presentar é pré determinado e disponibilizado aos alunos. Pretende-se nesta atividade envolver o maior n.º possível de turmas, dos vários níveis de ensino. Estes trabalhos serão expostos nas várias escolas e disponibilizadas fotos na plataforma “Genially”.

- “Camões: Vida e Obra” – Exposição, na biblioteca da ESM, durante a Semana da Leitura 2025, de cartazes disponibilizados pelo Instituto Camões. Sugere-se que os professores de Português acompanhem os seus alunos durante esta semana para visitar a referida exposição.

A equipa envolvida nestas atividades pretende que a comunidade escolar possa redescobrir a obra de Camões, promovendo a compreensão do seu impacto a nível histórico, literário, linguístico, cultural, social e incentivando a criação estética e cultural.

 

 Os professores bibliotecários

Maria de Deus Gonçalves

Fernando Magalhães