Por marcoept | Seg, 2023-06-19 17:07
valter

O projeto “As mais belas coisas do mundo: ler,  escrever, questionar e amar” surge como proposta de  Integração na celebração  dos 20 anos da Biblioteca Municipal de Monção .

 A atividade inseriu-se no âmbito da disciplina de Português, de Cidadania e Desenvolvimento e permitiu aos alunos do 6º A do Ensino Articulado prestar uma homenagem aos avôs do mundo e de aprenderem, de outra forma, os conteúdos de uma obra já lida em sala de aula.

Ao definir este projeto, foram tidos em consideração os seguintes aspetos: a articulação disciplinar, o trabalho colaborativo entre o grupo turma e os valores de cidadania presentes na conceção das atividades, dada a sua natureza transversal.  

O projeto resultou do convite da Dr.ª Arcelina Santiago, Diretora do Centro Cultural do Instituto do Mundo Lusófono (IMlus) e teve como objetivo principal a valorização da língua portuguesa e a sua importância no mundo, juntamente com o escritor Válter Hugo Mãe. Neste projeto colaboraram várias instituições para além do Agrupamento  de Escolas de Monção e a Biblioteca Escolar: a Biblioteca Municipal , IMlus, a Academia de Música e a Santa Casa da Misericórdia de Monção.

Os objetivos subjacentes foram os seguintes:

  • promover o gosto pela leitura e  pela escrita;
  • articular diferentes formas  de expressão;
  • consciencializar para a importância de pensar e questionar;
  • promover o desenvolvimento pessoal e social .

No programa do vigésimo aniversário da Biblioteca Municipal faria parte o encontro dos alunos do 6º A com o autor tendo por base a leitura e análise da obra “ As mais belas coisas do mundo” com dois momentos: um pequeno momento musical e uma sessão de leitura e encenação da referida obra.  O encontro não foi possível por motivos pessoais do autor que se viu impossibilitado de participar nas comemorações dos vinte anos da Biblioteca Municipal.    

O conto “As mais belas coisas do mundo” é um verdadeiro ato de evocação e louvor ao avô, no processo de descobrir, aprender e encantar e que marcaram a infância do autor.

No dia 4 de maio, o projeto “As mais belas coisas do mundo” foi apresentado aos meninos do Infantário da Santa Casa da Misericórdia de Monção e à Unidade de Cuidados Continuados, sob a orientação da Diretora de Turma Cristina Vaz e da professora Rosa Lima. Aos alunos e às professoras foi oferecido um lanche convívio.

No dia 8 de maio, foi a vez dos utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia. 

O nosso pequeno espetáculo foi uma singela homenagem a essas pessoas que nos inspiraram, os nossos queridos avós.  

   “Com este pequeno espetáculo queremos homenagear os nossos avós, figuras sempre presentes nas nossas vidas …. são pessoas especiais, têm muito a ensinar, são uma fonte inesgotável de experiências,  conhecimentos  e afeto. São uma inspiração para a nossa vida!” - Alunos do 6ºA.

cris

 

Profs. Rosa Lima e Ana Cristina Vaz