No dia 28 de outubro comemorou-se o dia o Dia Internacional da Biblioteca Escolar.
Este dia foi criado pela IASL (International Association School Library) de forma a sublinhar e enaltecer o trabalho que as Bibliotecas Escolares têm realizado em todo o mundo e é celebrado, todos os anos, na 4ª segunda-feira do mês de outubro.
Para comemorar este dia alguns alunos do nosso agrupamento foram convidados a completar a frase: “A minha biblioteca é…” e os seus trabalhos foram expostos nas bibliotecas.
Registamos aqui algumas das suas deias … muitas mais estão expostas.
A minha biblioteca é:
- É um lugar calmo e muito divertido, onde fazemos trabalhos, vemos vídeos, convivemos com os amigos. É o meu lugar preferido.
- É um lugar que me ajuda a pensar.
- É um lugar calmo e silencioso onde podemos refletir e ler. Há uma grande diversidade de livros e histórias. Lá podemos requisitar livros muito giros!
- É uma porta para mil mundos e infinitas possibilidades.
- É um portal para mundos desconhecidos, onde cada livro é uma aventura.
- São os templos do conhecimento, armazenando sabedoria de geração em geração.
- É um lugar onde podes adquirir conhecimentos sem limites. Onde podes pesquisar tudo do teu interesse.
- É um local onde eu posso descobri novos universos, aprender sobre diferentes culturas e expandir a minha imaginação
- É um refúgio do conhecimento, onde cada livro é uma porta para um novo mundo.
- É um lugar cheio de poesia, de tristeza e de alegria, com livros para todos os gostos
- As bibliotecas proporcionam-nos vários concursos e atividades em que eu gosto de participar
- É onde a minha mente se alimenta de sabedoria e imaginação
“Os alunos tornam-se melhores leitores quando têm acesso a uma biblioteca e livros para lerem." (press release). Daqui a importância da existência das bibliotecas escolares que estão fisicamente mais próximas dos alunos. Estas precisam de ver o seu fundo documental atualizado tornando-o apelativo, pelo que se torna vital o investimento constante nas mesmas. De igual importância se reveste o seu dinamismo, evidenciado através de um conjunto alargado de atividades na comunidade educativa, mostrando e proporcionando experiências promotoras do conhecimento.
Nas escolas básicas José Pinheiro Gonçalves, Vale do Mouro e Mazedo, celebrou-se a biblioteca escolar com um momento de leitura entre turmas de anos de escolaridade diferentes. Trata-se de privilegiar a partilha, a colaboração, a leitura coletiva e a criatividade em torno dos textos escolhidos. Com a cooperação das docentes, meninos e meninas abriram a porta da "palavra" para encontrarem a beleza da literatura, viajando até outros tempos e outros espaços, vivendo poesias, sonhos e aventuras, conhecendo personagens e sentindo emoções.
As Bibliotecas Escolares procuram promover competências nas literacias da Leitura, da Informação e dos Media, estimulando nos seus utilizadores a necessidade de aprender ao longo de toda a sua vida, contribuindo também para a formação de cidadãos responsáveis, com espírito crítico, solidários e com capacidades de aprendizagem autónoma.
Os Professores Bibliotecários
Fernando Magalhães
Maria de Deus Gonçalves