Día de los muertos

Por Maria Cristina… | Seg, 2022-10-31 18:11
Atividade Aem

Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer e comemorar uma tradição dos países hispano falantes, em especial, o México. Esta celebração ocorre durante os dias 31 de outubro a 2 de novembro há cerca de 3 mil anos. A UNESCO declarou -a como Património Imaterial da Humanidade em 2008.   

Programa de Promoção de Competências da Linguagem na Biblioteca Escolar

Por mdeusgoncalves | Sex, 2022-10-28 16:36

Durante o mês de outubro, deu-se início à implementação do Pim Pam CLum - Programa de Promoção de Competências de Linguagem, da autoria de Tiago Rodrigues e Catarina Mangas (2021).  A primeira sessão, intitulada “As cores”, foi dinamizada em todos os grupos de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção. Cada sessão resultou de uma parceria entre a professora bibliotecária, a terapeuta da fala - Vânia Brito - e as educadoras do pré-escolar,  no espaço das Bibliotecas Escolares.

Leitura Orientada na Biblioteca Escolar

Por mdeusgoncalves | Qui, 2022-10-27 13:20

Nas escolas básicas de Vale do Mouro, Mazedo e José Pinheiro Gonçalves, a professora
bibliotecária, em colaboração com os docentes titulares e os docentes da equipa, têm orientado sessões de leitura integral de várias obras. Até à data, os alunos contactaram com O coelhinfo branco de António Torrado, O elefante cor de rosa de Luísa Dacosta, O senhor do seu nariz de Álvaro Magalhães.
Cada sessão é desenvolvida em quatro fases:
1- Pré-leitura e oralidade, através da apresentação de uma caixa literária com objetos