Por isabeltemporao | Seg, 2016-03-21 10:54

Ontem, 20 de março, comemorou-se o Dia Internacional da Felicidade. Para o assinalar o projeto Haja Saúde apresentao vídeo "Aprenda a ser Feliz com a Psicologia Positiva." A Psicologia Positiva estuda cientificamente as emoções positivas (felicidade, prazer), traços positivos do caráter (sabedoria, criatividade, coragem, cidadania, etc.), relacionamentos positivos (amizade, confiança, vínculos afetivos saudáveis) e as instituições positivas (escolas, empresas e comunidades). 

[[{"fid":"527","view_mode":"default","fields":{"format":"default"},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"alt":"Aprenda s ser feliz com a psicologia positiva","height":"390","width":"640","class":"panopoly-image-video media-element file-default"}}]]

O Dia Internacional da Felicidade Visa promover a felicidade das pessoas e mostrar como este facto é fundamental para o bem-estar das nações.

A criação do Dia Internacional da Felicidade surge por sugestão do Butão, um pequeno reino budista localizado nos Himalaias que adota como estatística oficial a "Felicidade Nacional Bruta" em vez do Produto Interno Bruto (PIB).  Em 2012, a proposta foi aprovada por unanimidade pelos 193 estados-membros da ONU (Organização das Nações Unidas), defendendo que a busca pela felicidade é um objetivo humano fundamental. 
Os psicólogos salientam a importância da felicidade na vida das pessoas e a necessidade destas se conhecerem a si mesmas para conseguirem alcançar o bem-estar subjetivo desejado. Assim, a felicidade relaciona-se não só com a personalidade, mas também com a disposição e a forma de estar das pessoas.