Por Magalhães | Sáb, 2021-02-13 11:05

Na qualidade de comunidade escolar de leitores e escritores, em tempos de restrições a nível de espaços físicos, nada nos impede de incrementar a criatividade e a imaginação.

Vimos convidar-vos a conhecer e integrar uma comunidade digital reconhecida internacionalmente, através da plataforma Wattpad https://www.wattpad.com/?locale=pt_PT

Este recurso é uma ferramenta privilegiada para a criação e partilha de conteúdos e recursos a nível mundial. O Wattpad é uma plataforma que conecta uma comunidade global de 80 milhões de utilizadores que comungam do gosto pela leitura ou pela escrita criativa, ou ainda do gosto por ambos. Esta comunidade beneficia de um volume vasto de partilhas literárias, organizadas por géneros e temáticas. A diversidade e a interação entre os membros do grupo são duas importantes vantagens. Os utilizadores podem dedicar-se à leitura, mas também à escrita original, verificando-se a promoção da autopublicação, o que constitui outra grande vantagem. À medida que as criações ganham popularidade e fãs, o autor vai conseguindo elevar o seu status e pode chegar a publicar a sua história em livro, obter uma produção cinematográfica ou ainda ver a sua obra adaptada a uma série de TV. Eis aqui uma oportunidade para os alunos leitores também se tornarem escritores, dando visibilidade mundial às suas produções.

Assim, esta iniciativa potencia a literatura, promovendo:

- a leitura, a compreensão, a escrita, a comunicação, através do contacto voluntário e regular com a leitura literária;

- novas formas de conhecer, interagir, tratar e difundir informação;

- hábitos de leitura regulares, através da frequência dos ambientes literários digitais;

- leitores mais autónomos, capazes de utilizar as ferramentas digitais e a Internet para ler, escrever, partilhar e comunicar com diferentes finalidades;

- a difusão dos produtos criados e o debate dos seus resultados em plataformas digitais;

- a exploração de fontes de conhecimento e cultura, a criação de conteúdos e a participação construtiva nas redes de comunicação global.

Entra e Junta-te a Nós!

Os Professores Bibliotecários

Maria de Deus Gonçalves

Fernando Magalhães