Por Magalhães | Qui, 2024-03-07 14:08
Voz Alta

Emoção e algum nervosismo foi o que se pode observar nos três alunos representantes de cada turma dos 5.º, 6.º e 10.º anos de escolaridade das Escolas Básica Deu-la-Deu Martins e Secundária, quando chegaram à biblioteca escolar para participarem no Concurso de Leitura Interturmas “Em Voz Alta…”.

Este concurso, integrado na Semana da Leitura 2024, consistiu na realização de uma performance de leitura em voz alta, de textos previamente selecionados e explorados na aula de Português, com recurso a alguns adereços, para aqueles que assim o desejaram, com a intenção de enriquecer o contexto e para que fosse “ouvido” também com os olhos.

A organização deste concurso foi da responsabilidade da equipa da biblioteca escolar, em parceria com os professores de Português das respetivas escolas e envolveu 15 turmas.

O júri, constituído por de três professores de áreas do saber diferentes teve em consideração, no processo de seleção, os seguintes critérios: a fluência leitora, a dicção, a expressividade e o ritmo para apurar os vencedores. Também, foi observada a adequação dos adereços utilizados. Todas as turmas tiveram um bom desempenho destacando-se os que seguir se identificam como vencedores.

No 5º ano, foi vencedora a turma D, representada por: Eva Gonçalves Pinto, nº 8; Rafael Nande Rodrigues, nº 17 e Sara Antunes Campos, nº 20. No 6º ano, foi vencedora a turma D, representada por: Camila Pires Esteves, nº1; Rodrigo Nande Ferreira, nº 15 e Sara Rodrigues Fidalgo, nº 16. No 10º ano, foi vencedora a turma A, representada por: António Barreiros de Azevedo, nº 4; Joaquim Ribeiro Figueiredo, nº 11 e Luís Henrique André Nunes, nº 13.

Estimular o gosto e o prazer da leitura e promover competências pessoais e sociais, foram as principais finalidades desta atividade.

Finalmente, deixo uma palavra de agradecimento aos professores de Português envolvidos, pois foram incansáveis, quer na motivação, quer na preparação dos alunos.

O professor bibliotecário

Fernando Magalhães

 

1

2

3

4

5

6