Por mdeusgoncalves | Qui, 2020-11-05 11:46

A definição do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória pressupõe que o aluno desenvolva também a consciência de si próprio, tenha  domínio do corpo, tenha preocupação com o bem-estar, a saúde e o ambiente, tenha sensibilidade estética e artística,  autonomia,  pensamento crítico e criativo,  se desenvolva pessoalmente e se relacione interpessoalmente. 

É essencial que o aluno aprenda o domínio do seu corpo, dos seus pensamentos e das suas emoções, para respeitar-se a si próprio, ter consciência de si  e assim interagir  em equilíbrio com o outro.

Integrado no PAA da Biblioteca Escolar, temos uma atividade que visa promover Mais Consciência e bem estar, direcionada aos alunos da Educação Pré-escolar, dos 1º, 2º, 3º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário, no âmbito do Projeto Haja Saúde e em parceria com os Serviços de Psicologia e Orientação. Tem sido desenvolvida com regularidade em algumas turmas do pré-escolar e do 1º ciclo que aderiram ao Projeto.

Esta prática baseia-se  na ideia de integridade e de autoconsciência; reforça a ligação mente-corpo; funciona como uma disciplina física e mental devido ao seu caráter meditativo e à concentração exigida. Intelecto, emoções e corpo estão interligados e todo o conjunto atua na aprendizagem. Saber ser, aprender a observar-se, estar presente com atenção plena em cada movimento e ter consciência da respiração permite aos alunos desenvolver a coordenação e a concentração. Procura-se o equilíbrio e a harmonia entre as diferentes componentes do ser. Libertar tensões através do relaxamento e da respiração proporciona tranquilidade. Estar em silêncio e respirar de forma consciente permite atingir grande calma. Uma mente calma é uma mente criativa.

Esta prática ajuda os alunos a melhor respirarem, a saberem relaxar, a respeitarem o silêncio, a ouvirem, a estarem atentos, a concentrarem-se, a manterem posturas físicas corretas, a terem melhor relacionamento com eles próprios e com os outros, promovendo o bem estar, a aprendizagem e o sucesso escolar.