Por TeresaSimoes | Sáb, 2018-12-22 21:50

Projeto Eco-Escolas   

Este é já o quinto ano em que o Agrupamento de Escolas de Monção está integrado no projeto Eco-Escolas. Efetivamente, no passado dia 5 de dezembro foi hasteada a bandeira verde na Escola Secundária de Monção, galardão recebido pelo quarto ano consecutivo, pelas suas práticas de preservação do meio ambiente.

Vários são os projetos e atividades inscritas no seu plano de ação e executadas nas diferentes escolas e níveis de ensino, funcionando em rede com as diversas entidades da comunidade educativa que constituem o conselho Eco-Escolas.

Na disciplina de Inglês, integrado no conteúdo temático “Our World”, as turmas A e B do décimo primeiro ano estão a desenvolver um projeto intitulado “The World in Our Hands”, com o propósito de incentivar os colegas do nono ao décimo segundo anos, assim como às suas famílias e outros elementos da comunidade educativa a adotar atitudes diárias mais amigas do meio ambiente – a movement to go greener.

Para um desenvolvimento criterioso do projeto e no sentido da eficácia, a respetiva professora, Teresa Simões, forneceu um guião aos alunos, divididos em grupos, onde constam assuntos específicos, que preveem a avaliação da pegada de Co2, o calendário das atividades, procedimentos, nomeadamente elaboração e aplicação de inquéritos, avaliação e apresentação de resultados, o inferir de conclusões e apresentação de propostas, tendentes a minimizar ou mesmo resolver problemas que se prendem com o meio ambiente. Finalmente o guião apresenta ainda critérios académicos de avaliação, assim como referências bibliográficas e digitais, que servirão de ferramentas formativas e informativas para os agentes e público-alvo do projeto.

Pretende-se, deste modo, em última análise, suscitar atitudes ecológicas sustentáveis e sistemáticas, promovendo o sentido de cidadania na comunidade escolar e educativa.

A professora,

Teresa Simões Pereira