Por josevaz | Dom, 2018-03-25 17:31

No dia 21 de março a Escola Básica Vale do Mouro - Tangil associou-se à atividade de reflorestação promovida pelo Rotary Clube de Monção, com o patrocínio da Fundação Rotária Portuguesa, conjuntamente com a Junta de Merufe e a Assembleia de Compartes (Conselho Diretivo dos Baldios).

A participação na atividade de reflorestação com espécies autóctones (castanheiros, carvalhos, bétulas, ciprestes e plátanos) no lugar de Carvalhas – Merufe, numa área atingida pelos recentes incêndios de outubro, integrou o Plano de Ação do programa Eco-escolas da EB Vale do Mouro e teve como objetivo sensibilizar os alunos para a problemática dos incêndios florestais, tornando-os agentes na preservação e recuperação do meio ambiente e das florestas. Complementarmente, pretendeu também: alertar para a proteção da biodiversidade florestal; sensibilizar a comunidade educativa para a importância dos ecossistemas; promover o trabalho colaborativo e solidário, tendo em vista o bem comum, uma causa de todos; conhecer os procedimentos que subjazem ao processo de reflorestação; e aprofundar o conhecimento de toda a comunidade educativa no que se reporta às várias tipologias de árvores.

Participaram na atividade todos os alunos da escola do pré-escolar, 1ºciclo, 2ºciclo e 3º ciclo, no total de 189 alunos, acompanhados por professores e assistentes operacionais.

A atividade contou com o apoio do Município de Monção, da GNR de Tangil, dos Bombeiros Voluntários de Monção, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e dos Sapadores Florestais nos transportes, na logística, na orientação da plantação e na garantia das condições de segurança.

Com a ajuda e entusiasmo dos alunos e acompanhantes e de um esplêndido dia de sol, tudo se conjugou para que os trabalhos decorressem maravilhosamente bem: colocar as árvores na cova; aconchega-las com terra para ficarem bem seguras; e colocar proteções nas árvores (estaca e tubo de proteção) para as proteger dos animais e de outras espécies invasoras.

Por todo o trabalho desenvolvido, pelas aprendizagens promovidas e pelo convívio saudável entre todos os participantes, a atividade teve um impacto muito positivo na comunidade escolar.

Em anexo poderão visualizar algumas imagens de uma manhã muito produtiva.

Anexo Tamanho
reflorestarmoncaofotos.pdf (1.96 MB) 1.96 MB