Por Magalhães | Sex, 2024-03-08 16:16

No dia 8 de março, Renato Rocha, ex-aluno do nosso agrupamento, realizou a apresentação do seu livro de poesia “RENASCER”, nas escolas Secundária e Deu-la-Deu Martins.

Este livro, in memoriam ao seu grande amigo já sucumbido, venceu o prémio nacional de “Melhor Obra 2023”.

Esta poesia foi escrita ao longo de uma fase muito dura da vida de Renato, em que ele procurava a paz, o equilíbrio e o autoconhecimento, ao mesmo tempo que tentava sair do caos, criar uma nova versão de si e deixar o velho para trás.

Partilhou alguns poemas com a plateia, estabelecendo uma relação de enorme empatia e fazendo referência também ao seu percurso de vida.

Renato aproveitou esta oportunidade para alertar os jovens relativamente às dificuldades e dores que vão surgindo ao longo do caminho, da necessidade de se ser resiliente e de se lutar contra os próprios medos.

Lutem pelos vossos sonhos!

Sorriam para a vida, mesmos nos momentos mais difíceis!

A plateia esteve atenta e colocou várias questões, às quais ele foi respondendo com delicadeza.

A Semana da Leitura 2024, tornou-se mais rica com esta atividade durante a qual as bibliotecas do nosso agrupamento realizaram um conjunto de ações com a finalidade de promover a leitura nos nossos jovens.

Neste contexto, estiveram presentes alguns professores do Renato que se congratularam com a sua presença, com a forma como ele cativou todos os ouvintes, transmitindo muita energia e vontade de fazer.

Ficam aqui expressos os votos de grande sucesso pessoal e profissional para o aluno, o escritor, o músico e conterrâneo de que muito nos orgulhamos.

 

O professor bibliotecário

Fernando Magalhães

Renato 1Renato 2Renato 3Renato 4